Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura atende mais de 120 crianças...

Secretaria de Município da Educação

04/05/2023 05/05/2023 11h52m

Prefeitura atende mais de 120 crianças em nova escola no Bairro João Luiz Pozzobon


Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Ato de entrega da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha ocorreu nesta quinta-feira (4)

Muita alegria, brincadeiras e apresentações artísticas fizeram parte da programação do ato de entrega da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha aos moradores do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, Região Centro-Leste do Município. As atividades, que ocorreram na tarde desta quinta-feira (4), já tiveram início na nova escola que recebe 126 bebês e crianças, na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses, entre turnos integral e único, e conta com 22 profissionais da educação.

Autoridades, familiares e comunidade escolar participaram da festividade que contou com o ato solene do desenlace da fita inaugural feita pelo prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado da secretária de Educação Lúcia Madruga, direção da EMEI e crianças. No ato também houve o descerramento da placa da EMEI. Para animar ainda mais a tarde, houve lanches, intervenções dos estudantes da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET) e a Banda da Brigada Militar (Esfas). O Executivo Municipal montou brinquedos infláveis, teve bola de sabão para as crianças e pintura no rosto.

A obra foi muito esperada e era uma necessidade antiga da comunidade, principalmente dos pais que trabalham durante o dia e têm de deixar os filhos. O prefeito Jorge Pozzobom lembrou que esta creche deveria estar pronta há 10 anos, um impacto que as famílias enfrentaram pela falta de uma escola deste tipo na comunidade ao longo deste período. Ele também ressaltou que o Executivo Municipal correu atrás em busca de recursos para entregar está tão importante melhoria.

“Uma vez, o Jorge Pozzobom estava na tribuna da Câmara de Vereadores discutindo e debatendo com a vereadora Circe Rocha, os dois debatiam sobre determinado assunto. Lembro que quando terminou a sessão, eu dei carona para ela até a sua casa. Na época, podiam pensar que alguma coisa estava errada, mas essa era a Circe, uma pessoa maravilhosa, encantadora e que tinha essas posições fortes e contundentes. Tenho certeza, o amor que ela tinha pela educação é o mesmo amor que a gente está colocando aqui nessa EMEI. Há décadas ela é esperada. E agora estamos entregando esta escola que vai suprir a demanda da cidade. Em breve, vamos entregar mais escolas que estão com as obras em andamento, e assim, serão mil crianças dentro da sala de aula, mil pais e mil mães que poderão trabalhar, e poderemos contratar mais professores. Agradeço aos meus secretários, somos um time, trabalhamos juntos e com amor. Como já disse muitas vezes vou repetir, podem ter certeza absoluta, alguns até podem duvidar, mas a educação para mim e para o vice-prefeito Rodrigo Decimo, é prioridade sim na prática, e não no discurso. Um grande abraço a vocês, e a essas crianças que são o nosso futuro”, comemorou o prefeito. 

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, esteve acompanhada do adjunto, Márcio Carvalho e de toda equipe da pasta. Ela cumprimentou a todos, principalmente às crianças, que estavam fazendo movimento de um lado para outro e pelo som que emitiam com as vozes, o som da alegria da vida.

“O que constitui a escola é o som das crianças, espaço de segurança, aprendizado, crescimento e desenvolvimento. Parabenizar a família da nossa homenageada pela pessoa que foi, e pelo legado que deixou para Santa Maria. Agradeço à confiança do prefeito Jorge Pozzobom e de todos os secretários que ajudaram desde o início para que esse sonho se tornasse realidade. Passamos por momentos difíceis, tivemos quase perto de desistir da obra, mas valeu persistir pelas famílias e pelas crianças. Obrigada a cada um que ajudou e caminhou junto neste processo. A essa equipe maravilhosa que está que constituindo nessa escola, no comando do professor Fernando, um grande desafio pela frente, mas essa caminhada é de todos. Falei com o coração, mas é assim que eu sou”, discursou emocionada a secretária Lúcia.

Durante a solenidade, o diretor da EMEI, professor Fernando Ferrão, lembrou da trajetória da professora Circe Terezinha da Rocha e destacou se sentir honrado em estar à frente da direção da instituição.

“Hoje iniciamos mais um capítulo da história. Uma das nossas personagens principais, a professora Circe Terezinha da Rocha, nasceu em abril de 1953, e teve sua história marcada por lutas, pela liderança e pela educação. Circe era formada em história, e como historiadora, dominava a arte de contar histórias e encantar seus alunos. Sua prática pedagógica era baseada nos ensinamentos de Paulo Freire, acreditando que a educação é um ato de amor e de coragem. Ela foi uma líder que auxiliou na criação do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) e trilhou uma trajetória de luta em favor da educação pública e dos direitos dos professores. Esperançar poderia ser o verbo que intitularia a obra de vida da nossa querida professora Circe Rocha em seus inúmeros capítulos, pois é preciso ter esperança mas tem de ser esperança do verbo esperançar que significa ir atrás, não desistir. A escolha do seu nome é uma homenagem para a nossa escola, pois está nos presenteando com o seu legado para que possamos sempre esperançar um futuro brilhante para todas as crianças que por aqui passarem muito”, disse comovido o diretor Fernando Ferrão.

Um dos momentos mais especiais foi quando a professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) João Franciscatto, Patrícia Gonzatto, surgiu no meio dos presentes no ato e encenou ser a professora Circe Terezinha da Rocha. Na apresentação, ela trouxe à memória de todos a história de Emília, a boneca de pano criada pelo escritor Monteiro Lobato, uma das personagens da obra infantil do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A professora lembrou que Emília tem como característica principal falar aquilo que pensa, sendo descrita como uma boneca interesseira e egoísta e, ao mesmo tempo, criativa, comunicativa e querida por todos, inspirando as crianças e os jovens, bem como os adultos. Além disso, Patrícia enalteceu a mulher forte e batalhadora que foi Circe Rocha, que gostava de contar histórias e uma grande defensora da educação.

Ainda durante a solenidade, Janaína da Rocha Golin e Everton Salamoni, a filha e o companheiro de Circe, respectivamente, também se pronunciaram e agradeceram a homenagem. Após, a coordenadora pedagógica da EMEI, professora Fernanda Vargas, fez a entrega de mimos feitos pelas crianças aos familiares. No ato, representantes do Sinprosm entregaram um quadro com a foto da professora Circe para a direção da escola.

A solenidade também contou com a presença das seguintes autoridades: chefe de Gabinete, Alexandre Lima; procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; controladora-geral do Município e secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski, secretários de Finanças, Michele Antonello; Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio Gomes de Azevedo; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt; e a secretária-adjunta de Comunicação, Thaise Moreira. Pela secretaria de Desenvolvimento Social, o secretário João Chaves, o adjunto Leonardo Kortz, e o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Ronaldo Pozzobon, e o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro.

Representando o Legislativo Municipal estava a vereadora Luci Beatriz Duartes, que foi autora do Projeto de Lei que dá nome à EMEI Circe Terezinha da Rocha. Representando a Ordem do Advogados do Brasil (OAB) em Santa Maria, Beliza Rosalba Dionizio Morínigo; além da promotora de Justiça Titular da Promotoria Regional de Educação, Rosangela Correa da Rosa. Pela Brigada Militar, o sargento Zanini, já pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Viviane Terres da Rosa. 

Também se fizeram presentes: o presidente do Banco de Alimentos do Município, Iraci Antônio Dani; o presidente do Lions Clube Santa Maria Camobi, Cirineu Ceolin; pela Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena), Cristina Bitencourt Ribeiro; o mestre militar-capoeira e presidente da Associação Comunitária do Residencial Dom Ivo Lorscheiter, Luiz Antônio Loreto.
 
Saiba mais

A professora Circe Terezinha da Rocha nasceu em Santa Maria, foi uma das fundadoras do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) e atuou no Legislativo de Santa Maria de 2001 a 2004. Circe também foi historiadora e líder sindical em defesa dos trabalhadores. Ela deixa as filhas Lara Rocha e Janaíta da Rocha Golin, neta e genro. A professora aposentada e ex-vereadora faleceu aos 68 anos, no dia 15 de janeiro de 2022, no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA).

A EMEI Circe Terezinha Rocha é uma das escolas concluídas em Santa Maria através do convênio realizado pela Prefeitura com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). A empresa responsável pelo serviço foi a Binotto Construções Ltda, de Porto Alegre, e o prazo de execução de 240 dias consecutivos, a contar da assinatura da Ordem de Serviço, que ocorreu em 26 de março de 2022. Na data, os serviços já tiveram início. O investimento da Prefeitura é de R$ 3.502.389,61. O valor é custeado com recursos próprios do Executivo Municipal. 

Com área de 1.118,48 m², a EMEI conta com 8 salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, vestiário para funcionários, lavanderia, refeitório, 2 salas multimídia, sala de informática, sala de professores, secretaria, sala de direção, almoxarifado, banheiro para professores e pátio interno e externo para recreação.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial