Secretaria de Município da Educação

Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo

O Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo - PROMSAC, é uma iniciativa que visa a formação contínua para além dos horizontes da escola, fomentando a socialização dos saberes e fazeres vividos pelos sujeitos que vivem no e do Campo, os quais contribuirão para a qualificação das práticas docentes e discentes no que concerne ao processo de ensino e de aprendizagem. A intenção é voltar o olhar para as especificidades oriundas da zona rural, propondo uma política de formação municipal, voltada para essa modalidade de ensino.

O presente programa constituir-se-á de dois grandes eixos: Formação Continuada especifica, para docentes que atuam nas escolas do campo e o Turismo Rural Pedagógico, o qual abrangerá todos os alunos da rede municipal de ensino (Zona urbana e rural). Corrobora-se, que tais iniciativas, intencionam agregar diferentes saberes campesinos, tendo a participação dos diversos segmentos, que primam por uma educação básica de qualidade no Campo, possibilitando que o docente e também o discente vivenciem um novo modelo de formação, que necessariamente transitará pelas especificidades e cultura do campo, a partir de  iniciativas diversificadas, inovadoras e sustentáveis que viabilizem “um fazer” diferenciado dos moldes vigentes.

Nesse viés, propõem-se o Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo - PROMSAC, como uma proposta inovadora, por inserir na formação, pessoas que tem propriedade e conhecimento de saberes além da academia e dos muros escolares.

 

Equipe Coordenadora:
Cláudia Bassoaldo Ramos (Pedagoga, Psicopedagoga e Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, Coordenadora  da Educação do Campo-SMEd).
Maria Goretti Rocha Farias (Pedagoga, Informática Educativa, e Mestre  em Ensino de Humanidades e Linguagens, Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, Secretária Adjunta de Município da Educação.
Jaine Tomazi de Mello (estagiária na Secretaria de Educação, acadêmica do curso de Pedagogia-UFN).

Ângela Maria Rossi (Professora da Rede Municipal de Santa Maria. Graduação em Letra/Português. Coordenadora Pedagógica - SMED)

Contato:
E-mail: setorpedagogicosm@gmail.com
Telefone: (55) 3921-7069

Documentos

Sub Menus