Notícias
02/02/2024 02/02/2024 21h42m
Prefeitura conclui obra de drenagem pluvial da Avenida Dores e trânsito está liberado na via

Etapa de pavimentação asfáltica foi finalizada na manhã desta sexta-feira (2)
Após quatro meses de trabalho intenso, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, liberou o trânsito totalmente em trecho da Avenida Nossa Senhora das Dores na tarde desta sexta-feira (2), após conclusão da obra para recuperar a drenagem pluvial na via. Ainda pela manhã, as equipes finalizaram a pavimentação asfáltica a fim de restabelecer totalmente a trafegabilidade na avenida. Durante esta semana, o serviço foi na reconstrução da calçada, dos meios-fios e do muro, além de arremates.
O trecho que recebeu a melhoria fica próximo à rotatória que dá acesso à Alameda Buenos Aires. A empresa F.Z. Construções foi a responsável pela obra.
ENTENDA
Depois de dias intensos de chuva em setembro do ano passado, foi constatada uma situação crônica no sistema pluvial próximo à rotatória da Avenida Dores, pois houve a ruptura da rede antiga de drenagem pluvial, cerca de 7 a 8 metros de profundidade. O ocorrido causou a erosão no canteiro com risco de desabamento de uma parte da pista, além disso, o deságue estava prejudicando inclusive a parte estrutural da fundação de um prédio próximo.
A intervenção de maneira emergencial, que iniciou em outubro de 2023, foi para verificar a situação e buscar a solução do problema. A rede foi consertada para não haver risco de colapso, inclusive da pista na Avenida Dores.
A OBRA
Desde outubro de 2023 ocorrem diversos serviços de manutenção e a colocação de tubulação para dar vazão à água da chuva. Em novembro, o trabalho se concentrou na perfuração de um túnel abaixo da avenida para a passagem dos tubos. Por meio de uma tecnologia inovadora, foi realizada a escavação para colocar a tubulação (canos pead – plástico) por um método não destrutivo sob a avenida, para eliminar o risco de problemas.
O trabalho consistiu na construção da rede com canos pead – plástico, sendo 84 metros de Diâmetro Nominal (DN) 600 milímetros, e tubulação em concreto de 121 metros de DN 400 milímetros. No terreno ao lado da avenida houve também a substituição da tubulação para que a água da chuva possa escorrer e seguir seu curso natural até uma sanga existente.
Texto:
Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
e Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria