Inicial > Notícias > Obra para resolver problema crônico...

Notícias

19/01/2024 19/01/2024 09h36m

Obra para resolver problema crônico de drenagem pluvial segue em trecho da Avenida Dores


Pela Prefeitura, são realizados os serviços de manutenção e a colocação de tubos para dar vazão à água da chuva. O local fica próximo à rotatória, e está sinalizado em meia pista, no sentido Centro-Bairro

Para resolver um problema crônico que ocasiona alagamentos em dias chuvosos em trecho da Avenida Dores, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, acompanha a continuidade da obra de drenagem pluvial. Pela avenida há grande circulação de veículos diariamente. O local fica próximo à rotatória que dá acesso à Alameda Buenos Aires, e está sinalizado em meia pista, no sentido Centro-Bairro. Durante a execução da obra, poderá haver bloqueio total na avenida, conforme houver necessidade.

Após dias intensos de chuva, foi constatada uma situação crônica no sistema pluvial. Por isso, desde outubro de 2023 ocorrem serviços de manutenção e a colocação de tubulação para dar vazão à água da chuva. A empresa F.Z. Construções é a responsável pela obra.

Conforme o superintendente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Dutra, em novembro o trabalho se concentrou na perfuração de um túnel abaixo da avenida para a passagem dos tubos. Através de uma tecnologia inovadora, foi realizada a escavação para passar a tubulação (canos pead – plástico) por um método não destrutivo por baixo da avenida, para eliminar o risco de problemas.

“Estamos trabalhando agora na escavação do terreno ao lado da avenida. Após, será dada a sequência na instalação dos canais para que a água da chuva possa escorrer e desembocar na rede de drenagem que fica próxima à Alameda”, diz o superintendente.

Entenda a situação:

Ainda em setembro do ano passado, próximo à rotatória da Avenida Dores, houve a ruptura da rede antiga de drenagem pluvial, cerca de 7 a 8 metros de profundidade. A rede se rompeu e causou erosão com risco de desabamento de uma parte da pista, além disso, o deságue estava prejudicando inclusive a parte estrutural da fundação de um prédio próximo. A intervenção de maneira emergencial foi para verificar a situação e buscar a solução do problema, consertando a rede para não haver risco de colapso, inclusive da pista na Avenida Dores.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial