Downloads

Imagem de satélite da área urbana de Santa Maria

A Cena do Sensor Remoto Orbital denominado QuickBird é uma imagem de satélite que abrange a totalidade da área urbana do 1º Distrito - Sede do Município de Santa Maria, e possui Resolução Espacial de 0,60m.

A Cena de Sensor foi adquirida em razão da implantação do geoprocessamento, que começou a ser desenvolvido este ano pelo Escritório da Cidade, através de um procedimento licitatório, que contratou a prestação de serviços de concepção, planejamento e implantação do Sistema de Informações Geográficas - SIG/Geoprocessamento.

A Imagem tem como referência o retângulo com as seguintes coordenadas no Sistema SIRGAS:

Longitude - Latitude
53º 55' 54" - 29º 37' 50"
53º 40' 06" - 29º 39' 21"
53º 40' 06" - 29º 45' 58"
53º 56' 01" - 29º 45' 58"

  • BAIXE AQUI A IMAGEM DE SATÉLITE (Arquivo em .PDF)


  • Brasão da cidade



    Marcas da prefeitura



    Mapa da divisão urbana de Santa Maria



    Mapa de Santa Maria com limites distritais



    Hino Santa Maria




    Rede Geodésica do município de Santa Maria


    O Escritório da Cidade de Santa Maria (ECSM) está colocando a disposição da comunidade os arquivos referentes à Rede Geodésica implantada na área urbana do município de Santa Maria. Esta rede é composta por 35 marcos geodésicos implantados pelo ECSM, IBGE e Colégio Politécnico da UFSM em diferentes épocas e com propósitos distintos, e que através da Empresa ENG+ Engenharia e Geomática LTDA com apoio do ECSM tiveram seus dados unificados e atualizados. O trabalho se desenvolveu de outubro de 2010 a fevereiro de 2011, e contou com o rastreio dos 35 marcos geodésicos por tecnologia GNSS, e o pós-processamento para determinação das coordenadas elipsoidais tridimensionais, altitude ortométrica, coordenadas UTM, LTM e no Plano Topográfico Local.

    A Rede Geodésica implantada, não será utilizada somente para atualização cadastral, mas também para apoio de diversas obras de Engenharia e Arquitetura dentro do perímetro urbano do Município. Com ela, o gerenciamento de obras e projetos, por parte da administração pública, torna-se mais eficiente e eficaz. Além das vantagens de instituir um sistema unificado de coordenadas, permitindo unir os dados de trabalhos realizados, e da criação de um cadastro único, podem-se citar outros benefícios, como:

    • Incentivar a elaboração e a atualização de plantas cadastrais municipais;
    • Incorporar às plantas cadastrais do município e os serviços de topografia realizados;
    • Referenciar todos os serviços topográficos de demarcação, de anteprojetos, de projetos, de implantação e acompanhamento de obras de engenharia em geral, de urbanização, de levantamentos de obras e cadastros imobiliários para registros públicos e multifinalitários;
    • Permitir aos órgãos públicos um melhor controle da malha fundiária da cidade;
    • Padronizar os serviços e resultados, gerando maior confiabilidade aos trabalhos apresentados pelos técnicos que desenvolvem Topografia e Geodésia no perímetro urbano de Santa Maria.

    ARQUIVOS:

    Voltar | Página Inicial