Secretaria de Município da Educação

12/03/2020 12/03/2020 19h07m

EMEI Glaci Corrêa da Silva será inaugurada neste sábado, dia 14 de março de 2020


Escola tem capacidade para 102 crianças, que começarão as aulas na próxima segunda-feira

Após o empenho, a dedicação e o trabalho árduo e contínuo do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin, a Prefeitura de Santa Maria vai inaugurar, no próximo sábado (14), a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner, Bairro Divina Providência. O ato será aberto à comunidade, a grande beneficiada por essa conquista, e começará às 14h.

Já na segunda-feira (16), as 102 crianças (capacidade máxima da escola) de 0 a 5 anos começarão o ano letivo na instituição. Para que isso, enfim, ocorresse, a comunidade esperou por mais de 10 anos. Com uma área total de 668m², a EMEI Glaci Corrêa da Silva teve um investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

“A inauguração desta escola mostra o nosso comprometimento com a Educação e com os cidadãos de nossa cidade. Para que esse dia chegasse, não poupamos esforços. Fizemos o nosso melhor. A recompensa por todo o trabalho será quando as salas de aulas estiverem cheias de alunos e professores”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom.

De acordo com a Secretaria de Município de Educação, 10 educadores (8 professores, 1 diretor e 1 coordenadora pedagógica), 1 auxiliar de serviços gerais, 1 merendeira e 8 estagiários de Educação Infantil atuarão na escola, que conta com a seguinte estrutura: sala de direção, sala de coordenação, sala de professores, sala multiuso, sala de lactário, sala de fraudário, cozinha, lavanderia, vestiário funcionários, banheiros masculinos, femininos e para funcionários, além de 4 salas de aulas.

A EMEI Glaci Corrêa da Silva contará com 1 sala para Maternal I (2 anos) e 1 sala para Maternal II (3 anos) – ambas de turno integral; 1 sala para Berçário I (a partir de 6 meses) e Berçário II (1 ano) – sendo uma sala mista, também de turno integral; e 1 sala para Pré-Escola (com turmas de manhã e de tarde).

“Uma escola nova, moderna, com equipamentos de primeira. Essa é a escola que a comunidade merece, e é essa escola que vamos entregar a ela neste sábado”, complementou a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

10 ANOS DE ESPERA

A Escola Municipal de Educação Infantil Glaci Corrêa da Silva teve o processo de licitação iniciado em 2009 e começou a ser construída em 2011, com recursos do Governo Federal e do Município. No entanto, após diversos revezes, ela foi abandonada, definitivamente, em 2014. Em 2016, a obra foi retomada. Graças ao empenho e a dedicação do Governo Municipal, a construção teve continuidade e, finalmente, após uma década, será entregue às crianças.

FILOSOFIA DA ESCOLA

A filosofia da escola é proporcionar à criança uma educação de qualidade, desenvolvendo sua autonomia, criatividade, valores e experiências, preparando-a para o exercício pleno da cidadania. A Escola trabalhará em quatro conceitos orientadores pedagógicos: comunidade, paz, infância e sustentabilidade, que eram marcas da professora Glaci Corrêa da Silva.

GLACI CORRÊA DA SILVA

Glaci Corrêa da Silva foi a primogênita de Jair Moreira Corrêa e Firmina Souza Corrêa. Nasceu em 11 de setembro de 1946, em Alegrete. Casou-se aos 16 anos e teve sete filhos, oito netos e uma bisneta. Oriunda de escola pública, mudou-se para Santa Maria em 1979, mesmo ano em que começou a lecionar em escolas da Rede Municipal de Ensino.

Formada em Pedagogia, a já professora trabalhou nas escolas Fontoura Ilha, Bandeira Medina, CAIC Luizinho de Grandi, Altina Teixeira, Francisca Weinmann, Ione Parcianello e João da Maia Braga. A última escola em que lecionou foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rejane Garcia Gervini, no Bairro Lorenzi. Na instituição, tornou-se diretora, com diversos trabalhos reconhecidos no Município.

A professora Glaci também auxiliou na implantação do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município, sendo um de seus grandes orgulhos e legados e que reflete até os dias atuais. A educadora esteve presente nas escolas até sua aposentadoria, em 2012, após mais de 35 anos lecionando. Ela morreu 24 de novembro de 2013.

 

INAUGURAÇÃO
O QUÊ: inauguração da EMEI Glaci Corrêa da Silva
QUANDO: sábado, dia 14 de março de 2020
ONDE: na sede da instituição (Rua Ênio Brenner, no Bairro Divina Providência)
HORÁRIO: 14h

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial