Secretaria de Município da Saúde
29/03/2023 30/03/2023 09h27m
Prefeitura inaugura Centro de Apoio e Direitos para atender a pessoas que vivem com HIV

Local vai funcionar em parceria com o Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV
Santa Maria agora conta com mais um local de apoio e atenção para pessoas com HIV. Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (29) o Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que Vivem com HIV. O espaço fica na Rua 13 de Maio, 35, na Vila Belga, no Bairro Centro. O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, a adjunta Ana Paula Seerig, a coordenadora da Política HIV/aids/ISTs, Márcia de Lima, e a presidente do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV, Andréia Silva, participaram da abertura do local. Também estiveram presentes os vereadores Admar Pozzobom, Werner Rempel e Manoel Badke, além de representantes de outras instituições sociais ligadas ao tema.
O Centro é fruto de uma iniciativa do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV, que encontrou apoio para a implementação do espaço na Secretaria de Saúde. Após reuniões, o Fórum conseguiu apoio com a cedência do local, manutenção da estrutura (Internet, telefone, água, luz) e suporte de profissionais de assistência social e nutrição do SAE/CTA Casa Treze de Maio. Além da Secretaria de Saúde, também conta com o apoio do Legislativo por meio da destinação de emendas parlamentares que somam R$ 145 mil, valor destinado pelos vereadores Werner Rampel, Manoel Badke, Rudys Rodrigues e Marina Callegaro.
O Horário de atendimento é das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, nas terças e quintas, das 13h às 17h, nas quartas. Nas segundas e sextas-feiras, o espaço é destinado aos gurupos.
Durante a inauguração, o secretário Guilherme Ribas agradeceu o empenho das equipes envolvidas e destacou o trabalho em conjunto das instituições apoiadoras.
“Tenho certeza que esse local vai ser especial para muitas pessoas. Essa parceria com o Fórum é importante, assim como o trabalho em rede junto à nossa Política de HIV/aids/ISTs. Vamos em busca de novos investimentos para manter esse serviço e qualificar cada vez mais. Hoje celebramos essa conquista com a intenção de dar mais passos para a frente”, afirmou.
Andréia Silva explica que o Centro de Apoio tem como principal objetivo articular ações com a rede para a garantia de direitos, possibilitando acesso das pessoas que vivem com HIV aos atendimentos nutricional e sociojurídico, informações, acesso a qualificação profissional e geração de renda. São duas salas para oficinas, uma sala para atendimento social e nutricional, uma sala do administrativo, um salão de atividades e um pátio para os grupos e rodas de conversas. Neste primeiro momento, o Centro tem capacidade de atender até cinco pessoas por turno.
Márcia de Lima acrescenta que o Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que vivem com HIV de Santa Maria é um serviço que visa complementar, qualificar e ampliar a resposta dos serviços de saúde ao HIV, Aids e outras ISTs.
“O Centro vem para ser um instrumento articulador junto à Rede de Saúde. Os pacientes já têm um atendimento médico na Casa 13 de Maio. Ainda vemos e sabemos de pacientes que têm dificuldade da adesão ou continuidade do tratamento em razão de má alimentação e falta de acesso ao mercado de trabalho. Esse local é mais um espaço para que essas pessoas sejam acolhidas com dignidade e respeito que mercem”, complementa.
A Casa 13 de Maio permanece fazendo o atendimento especializado em saúde para os pacientes, no mesmo endereço, na Rua Riachuelo, 364.
OFICINAS E GRUPOS
No Centro de Apoio, serão oferecidas turmas para oficinas de costura, sabão e panifício para geração de renda. Também será ofertada avaliação social para acesso aos benefícios, direitos e suporte nutricional, grupos de convivência semanais, rodas de conversas com pessoas que vivem com HIV, como o Ciclo de Conversas Positivas, que reúne uma média de 15 pessoas.
Para mais informações sobre o ciclo de conversas, na página do Fórum @forumhivsm no Instagram ou pelo fone/whats (55) 9 9709-1122. As turmas para oficinas serão divulgadas nas próximas semanas.
QUEM PODE SER ATENDIDO
Os usuários são acolhidos por demanda espontânea ou encaminhados pela rede SUS/SUAS, instituições, grupos, coletivos (mediante contato prévio). Poderão acessar os serviços do Centro, pessoas que vivem com HIV, populações-chave na prevenção do HIV e outras ISTs, conforme Protocolos do Ministério da Saúde (profissionais do sexo, pessoas em situação de rua, entre outros) com maior prevalência para risco de exposição ao HIV.
Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria