Inicial > Saúde > Casa 13 de Maio

Secretaria de Município da Saúde

Casa 13 de Maio

Serviços disponibilizados:

A Casa treze de Maio é um Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites Virais (B e C).
Atende pessoas com idade a partir dos 18 anos (salvo particularidades), trabalha com a prevenção e a assistência ao usuário, com acolhimento, orientações, distribuição de insumos (preservativo, lubrificante e informativos) e quatro tipos de testagem rápida (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C).

Além disso, os usuários com diagnóstico de HIV/Aids e Hepatites Virais são encaminhados para o serviço, onde é ofertado atendimento com equipe multiprofissional. Os demais usuários, com demanda de ISTs, serão acolhidos, orientados e encaminhados às UBS ou ESF, onde é referência para atendimento médico.

O serviço conta com uma equipe de médicos infectologistas e de outras especialidades, enfermeira, psicóloga, assistente social, nutricionista, técnica de enfermagem, auxiliar de laboratório e cargo administrativo.

Acesso aos atendimentos:

Os atendimentos no local são realizados mediante a apresentação do cartão SUS, documento de Identidade e comprovante de residência (em Santa Maria). Todos os usuários que procurarem o serviço serão acolhidos e a conduta será definida após avaliação de cada caso.

Endereço:
Rua Silva Jardim, n° 1.280 (no térreo), Bairro Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria.

Dias e horários de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min
Horário para testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatites B e C: de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30min e das 13h às 15h30min, com exceção de quarta-feira no turno da manhã.
O serviço está fechado nas quartas-feiras, a partir das 9h30min, devido à reunião de equipe. No turno da tarde, o expediente é normal.

Contatos:
Telefone: (55) 3174-1579
E-mail: casatreze364@gmail.com
 

Farmácia da Casa Treze de Maio (UDM):

Telefone: (55) 3174-1594 Opção 6
E-mail: udm.santamaria@gmail.com

Farmacêutico(a) responsável: Fernanda da Silva Jardim- CRF 550760 Matrícula: 18448

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min (exceto às quartas-feiras, quando o atendimento ocorre das 7h30min às 9h30min e das 13h às 16h30min)

Fechada no 1º dia útil do mês

Na UDM Casa Treze, são dispensados medicamentos do componente estratégico, sendo esses para tratamento de HIV/AIDS, para infecções oportunistas associadas ao HIV/AIDS, profilaxias pós e pré-exposição e tratamento para hepatites virais.