Notícias
06/03/2015 06/03/2015 15h37m
APAE recebe Permissão de Uso de área do município para construção de Centro de Reabilitação
A manhã desta sexta-feira (6) foi especial para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (APAE). A entidade, que atende 120 alunos com deficiência intelectual, em sua sede localizada no Bairro Santa Marta, recebeu do município a permissão de uso de uma área de 1,3 mil metros quadrados, para ser usada para a construção de um Centro Especializado em Reabilitação Física e Mental (CER-II).
O ato de assinatura do documento contou com a presença do prefeito Cezar Schirmer; do presidente da entidade, Júlio Brenner; da secretária de Gestão e Modernização Administrativa, Carolina Salbego Lisowski e da secretária de Município da Saúde, Vânia Olivo, além da equipe técnica das secretarias e da APAE. “Nosso governo e a APAE têm um histórico de trabalho conjunto, de parceria e dedicação em favor de nossos irmãos carentes de uma atenção especial”, explica o prefeito. Schirmer ainda enaltece a excelência do trabalho que é desenvolvido pela associação, sob o comando do presidente Júlio Brenner.
O presidente da entidade explica que a APAE já recebeu a habilitação do Ministério da Saúde para funcionar como componente da Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Com isto, o CER-II poderá atender toda a região da 4ª Coordenadoria de Saúde, que abrange 33 municípios. “Estaremos habilitados para o atendimento de órteses e próteses, tudo pelo SUS”, afirma Brenner. “A grande vantagem é que todos as pessoas de Santa Maria e região que necessitam de uma perna mecânica, um braço ou cadeira de rodas pelo Sistema Único de Saúde serão atendidas aqui na cidade”, confirma o presidente.
O presidente da APAE acrescenta que o projeto encontra-se em fase de assinatura de convênio com o Governo do Estado. Momentaneamente, até ser construída a nova sede do Centro, os atendimentos serão prestados na Sala de Fisioterapia da entidade, que conta com a assistência técnica de profissionais contratados, além de professores e alunos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e Ulbra.
Conheça a APAE
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais atende 120 alunos com deficiência intelectual, na faixa etária de 8 a 60 anos, em sua sede localizada Rua Benjamin D`Avila Prado, 400, no Bairro Santa Marta. As instalações contam com quatro salas de aula, uma sala de Terapia Ocupacional, Sala de Estimulação Precoce (para crianças de zero a cinco anos), banheiros adaptados, Sala de Informática, Sala Multiuso ( biblioteca, brinquedoteca, auditório), Sala de Fonoaudiologia, Ginásio Poliesportivo, Oficina de Padaria (inclusão social), fisioterapia, padaria (alunos participam do projeto de inclusão no mercado de trabalho).
A equipe de trabalho da APAR é formada por educadores especiais, pedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta educacional, fonoaudiólogo e assistente social.
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Alves