Notícias
04/12/2014 04/12/2014 15h51m
Luzes e cores compõem prática pedagógica desenvolvida com os bebês da EMEI Luizinho De Grandi
Com o ambiente escurecido, um retroprojetor, sacos plásticos e tintas, está pronto o cenário para momentos de interação, aprendizagem e muita brincadeira na sala do Berçário I da Escola Municipal de Educação Infantil Luizinho de Grandi. As crianças, com idade entre seis meses e um ano, se divertem e se encantam com os movimentos projetados na parede e com o efeito da luz incidindo na cor da tinta. As atividades, que vêm acontecendo durante esta semana, fazem parte do projeto “Entre cores, aromas, sons e sabores, produzindo saberes no berçário”, desenvolvido ao longo do ano de 2014 com os bebês da escola.
Segundo a professora responsável pelo trabalho, Juliana Moreira, a experiência é inspirada nos pressupostos das Pedagogias da Infância, cuja essência está na ideia de liberdade e autoatividade da criança, e na proposta de Reggio Emilia, região ao Norte da Itália, que se tornou referência mundial em educação infantil a partir da disseminação das ideias do pedagogo e educador Loris Malaguzzi. “Luzes e sombras encantam as crianças desde muito pequenas. Pensando nisto, aproveitamos o dia nublado e de pouca luminosidade para proporcionar aos pequenos essa experiência estética”, explica a professora Juliana.
O encantamento começa logo quando o aparelho retroprojetor é ligado. A professora conta que as crianças brincam colocando as mãos sobre a fonte de luz, e que o efeito causado pelo contato da luz com os sacos de tinta e o movimento das sombras, que chegam até o teto conforme o movimento da lente, chama a atenção dos bebês. A prática pedagógica usada pela professora se configura em uma experiência que promove além da interação, também a percepção dos pequenos, que “desenham” com os dedos sobre o plástico enquanto observam as sombras na parede. “A interação entre os bebês se amplia, quando eles percebem a existência de outros sacos de tinta e começam a explorar mais de uma cor. Colocam um saco sobre o outro, e experimentam o efeito causado com a luz incidindo sobre duas, três cores”, completa Juliana.
Texto: Acad. de Jornalismo Franciele Varaschini
Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Divulgação/Smed