Inicial > Notícias > Projeto de Marketing Digital em exposição...

Notícias

07/11/2014 07/11/2014 17h58m

Projeto de Marketing Digital em exposição é destaque no Pavilhão de Inovação e do Empreendedorismo


A propaganda é a alma do negócio. Pensando nisso, os alunos da UFSM estão expondo, no Pavilhão da Inovação e do Empreendedorismo, um projeto de Marketing Digital para ajudar empresas a conhecer seus consumidores e poder oferecer produtos e serviços diretamente a eles. E, o que é melhor, as informações já estão com a empresa, o projeto só as reutiliza e gerencia a propaganda feita por ela nas redes sócias e na internet.

O projeto Business Search Web (BSW) consiste em um algoritmo que será capaz de captar qual o perfil de determinado produto e qual o público que ele pode alcançar. Ele é alimentado pelas informações dos produtos oferecidos pela empresa mais as informações dos seus clientes. Desta forma, o algoritmo vai poder gerenciar qual o produto terá mais sucesso com determinado cliente e orientar quais as melhores estratégias para divulgar o produto.

“As informações que normalmente a empresa vai usar pra te cobrar, também podem ser um elo forte de relação com o cliente”, explica Henrique Branco com um tom de brincadeira. Henrique é um jovem estudante Engenharia da Computação e um dos criadores do projeto junto com seus amigos Ernesto Wild, da Engenharia Química, e Marco Antônio Severo, da Engenharia de Controle e Automação.     

“Como lançar um produto? Para quem lançar o produto? Quem nós queremos atingir com este produto? Não seria melhor, para minha empresa, investir em público mais específico para ganhar mais dinheiro?”, esses são os problemas que o projeto tenta responder, segundo Marco Antônio. Ele fala também que boa parte dos produtos e serviços poderia ter mais sucesso se houvesse melhor direcionamento ao consumidor. Por isso, seria necessário conhecer os clientes, saber onde moram e quais suas preferências. O algoritmo ajuda principalmente no gerenciamento das redes sócias da empresa e de seus clientes que também são fontes de informações não exploradas.

Os alunos estudam levar a BSW para a Incubadora da UFSM, local onde poderão disponibilizar o serviço para empresas interessadas. O projeto BSW concorre ao Prêmio Perfil Empreendedor no Pavilhão da Inovação e Empreendedorismo da Feisma.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Victor Carloto

Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial