Inicial > Notícias > Projeto da UFSM apresenta protótipo de...

Notícias

05/11/2014

Projeto da UFSM apresenta protótipo de carro de corrida na Feisma


A equipe Fórmula UFSM está expondo seu carro no estande no Pavilhão da Inovação e Empreendedorismo da Feisma. A equipe faz parte de um projeto extracurricular desenvolvido dentro da Universidade Federal de Santa Maria desde 2010 que estimula os alunos de engenharia a desenvolver veículos open-wheel do tipo fórmula. O carro foi o segundo melhor na competição Fórmula SAE Brasil e deve viajar para Lincoln, nos Estados Unidos.

A Fórmula SAE é uma competição organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE). Cerca de 200 universidades participam com um protótipo open-wheel monoposto de corrida do tipo fórmula (parecido com os carros de Fórmula 1) em competições realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Japão e República Tcheca.

A Fórmula UFSM prepara os estudantes para solucionar problemas de administração, comunicação e engenharia. Este aprendizado é feito através da prática dos alunos dentro da equipe, já que a competição necessita da formação de uma empresa que execute o projeto.

O conceito por trás da Fórmula SAE é o de uma empresa de fabricação fictícia que contrata um time de estudantes para desenvolver um protótipo. Esse protótipo é avaliado em provas estáticas e dinâmicas. Cada time de estudantes projeta, fabrica e testa o veículo baseado em padrões e normas de segurança definidas no regulamento da competição.

As provas Estáticas consistem em avaliações do projeto, apresentação de negócios, avaliação de custos e inspeção técnica do carro. As provas dinâmicas avaliam as capacidades do carro na pista e os rendimentos do projeto mecânico.

Vitor Taglieber, aluno de Engenharia Mecânica e um dos membros da equipe, fala que “a participação na equipe é muito importante para a formação profissional do estudante que sai mais capacitado no mercado de trabalho”. Taglieber relata que o carro é totalmente construído pelos alunos e pensado por eles. Além disso, o projeto ajuda a ter uma experiência empresarial que dá aos alunos à possibilidade de interagir em conjunto em toda linha de produção.

O professor da UFSM e orientador do projeto, Dr. Mário Martins, afirma que o mais importante para o aluno é ter noções de gestão dentro de uma equipe. Ele explica que são os alunos são responsáveis por conseguir patrocínio tanto na cidade quanto fora dela para construção do carro que, segundo ele, não existiria sem o apoio das empresas de Santa Maria e região. Para o professor “o mais importante de se dizer é que nós damos o mínimo de orientação sobre a parte mecânica, todo o resto é feito exclusivamente pelos alunos”.

 

Texto: Acadêmico de Jornalismo Victor Carloto

Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial