Notícias
25/08/2014 25/08/2014 17h24m
Artes marciais: Campeonato Mercosul de Hapkido Interestilos movimenta o Ginásio do Oreco

O Ginásio do Oreco, na Tancredo Neves, foi palco, neste sábado (23) e domingo (24), do 1º Campeonato Mercosul de Hapkido Interestilos. A competição foi organizada pela Federação Gaúcha do Estilo Asamco de Arte Marcial, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel).
O campeonato dividiu-se em 12 modalidades: luta simples e luta absolta de Hapkido, luta simples de Asamco de contato, luta simples de Asamco, defesa pessoal – no shin sool, defesa e ataque de Asamco, demonstração com armas, rolamento em distância e em altura, hyan – punset – fórmula de Hapkido, hyan – punset – fórmula de Asamco e demonstração de quebramento. Participaram do campeonato aproximadamente 100 atletas.
No sábado, a partir das 20h, foi realizada a entrega dos certificados de graduação para os alunos. No domingo, as competições iniciaram às 8h, com as crianças as até 10 anos. Nessa categoria eles não podem competir na modalidade “luta”. Na seqüência as disputas foram com os adolescentes e, para fechar o evento, os adultos. Segundo o Grão-Mestre, Roberto Carneiro, é um esporte para a família. “É um evento para a família, buscando a união entre todos. Há a competição, mas não há vaias e sim aplausos e incentivos”.
Durante o domingo, outras modalidades esportivas ganharam espaço no Oreco. Entre elas, a capoeira e a luta de braço. “O convívio destas modalidades mostra a união, a integração e o respeito entre os esportes”, salientou o secretário de Esporte, Erony Paniz Junior. Além das modalidades Hapkido e Asamco participaram praticantes de Muay Thai, Kick Boxing, Taekwond (STF, WTF, ITF) e Tang Soo Do.
Saiba mais
O Hapkido é uma das artes marciais de defesa pessoal coreana e surgiu com influencia de vários estilos de lutas: chinesas, japonesas e coreanas. Isto justifica a sua variedade de movimentos e técnicas. A modalidade é atualmente considerada a arte marcial mais completa de defesa pessoal.
O Asamco foi criado em 1987, pelo Mestre Roberto Nochang Carneiro, para que os militares pudessem praticar artes marciais e ainda ter um melhoramento dos desempenhos profissionais dentro do aquartelamento do 29º Batalhão de Infantaria Blindado em Santa Maria.
Texto: Acadêmica de Jornalismo Franciele Marques
Edição e revisão: Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: João Alves