Inicial > Notícias > Equipe do Bird conclui avaliação final...

Notícias

25/04/2014 22/05/2014 10h53m

Equipe do Bird conclui avaliação final dos R$ 25 milhões contratados em março/2010. Aprovação de até 98% pelos beneficiados


Uma pesquisa de opinião patrocinada pelo Banco Mundial (Bird) inserida no processo de avaliação final do financiamento de R$ 25 milhões de reais à prefeitura, foi realizada com moradores das áreas beneficiadas com os projetos financiados pela instituição mundial: 82% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com as obras realizadas. A amostragem revelou uma sólida aprovação à iniciativa de implantação de políticas públicas de melhorias de infraestrutura urbana. Utilizando a metodologia amostral em estratos segmentados, a pesquisa ouviu 384 pessoas de diferentes perfis de níveis de renda, idade, escolaridade, identificação em 21 bairros direta ou indiretamente beneficiados.

Para se ter uma ideia da percepção do público quanto à repercussão desses investimentos, um quadro específico de avaliação, como por exemplo, o dos moradores da Avenida Hélvio Basso e o seu entorno, mostrou 98% de aprovação. Essa obra, somada aos investimentos na Avenida Liberdade e à Rua Agostinho Sangói prepararam as bases para o conceito de perimetrais, longas vias que interligarão perifericamente diferentes regiões da cidade.

A comitiva do Bird foi composta por sete pessoas, nas seguintes funções: gerente geral, gerente de operações, co-gestora, técnica ambiental, especialista em avaliação econômico-financeira, especialista em desenvolvimento econômico e especialista em políticas de urbanismo.

A avaliação procurou observar se o contrato entre o Bird e a prefeitura teve seus objetivos cumpridos quanto aos itens de satisfação da população e de repercussão dos investimentos no cotidiano de infraestrutura urbana. O contrato foi assinado pelo prefeito Cezar Schirmer com a instituição em março de 2010.

A comitiva iniciou os trabalhos na terça-feira (22), recepcionada pelo chefe do Executivo que determinou a uma equipe de secretários municipais liderada pelo secretário de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Carlos Brasil Pippi Brisola e integrada por Jaques Jaeger, Norma Moesch, Marília Chartune, Eroni Paniz Júnior, Adelar Vargas, além do superintendente de Projetos do Banco Mundial, Elisandro Roath do Canto.

A comitiva conjunta visitou obras do futuro Centro de Convivência Clube 21 de Abril, Parque Tecnológico, Avenida Hélvio Basso, Avenida Liberdade, Agostinho Sangói, Parque Jocquéi Clube. Também avaliaram a implantação do Plano de Mobilidade Urbana e do Plano de Saneamento Ambiental, em vias de serem tornados projetos de lei. 

Os técnicos também se debruçaram na análise da repercussão do processo de imagem georrefenciada para a formação do cadastro multifinalitário (recadastramento urbano); no projeto de geração de renda a partir do projeto de artesanato de excelência voltado a desenvolver o potencial da iniciativa empreendedora aliado ao turismo regional; do projeto de microcrédito (Imembuy Microfinanças) direcionado para qualificar a gestão de pequenas empresas e para a implementação de microcrédito solidário.

A comitiva encerrou as atividades nesta sexta-feira (25) em relatório verbal apresentado ao prefeito Cezar Schirmer, uma vez que o próximo passo agora será a redação desse relatório, durante os meses de maio e junho, para a elaboração de Relatório Final do Projeto Santa Maria 2020 e, assim, encaminhá-lo para o Governo Federal e para a sede do Bird, em Washington.
Resumidamente, o relatório aponta que as metas foram atingidas e que pelo desempenho apresentado na aplicação e gestão dos recursos credencia o município a buscar novos investimentos no mercado global.

O prefeito Cezar Schirmer não escondeu a satisfação com a avaliação geral, tanto dos técnicos quanto da aprovação da população e assegurou que o conjunto dos investimentos busca “posicionar Santa Maria no cenário do século 21 por meio de uma gestão que redefine o rumo de seu desenvolvimento”.

O prefeito elogiou aos que “com clareza e transparência souberam gerir de forma eficiente os recursos alocados dentro de um regime econômico-financeiro mundial que dita um complexo e rígido sistema de regras operacionais” e reconheceu: “nisso, soubemos nos sair bem, sob critérios de eficiência e competência”.

 

André Campos
Fotos: João Alves
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
Assessoria de Imprensa


 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial