Notícias
27/09/2013 27/09/2013 19h12m
Aeroporto Civil: prefeito confere, de perto, as obras de readequação do terminal de passageiros
Santa Maria e Porto Alegre ficarão mais próximas. Isso porque, após dois anos e meio de negociações, a Azul Linhas Aéreas anunciou, na quinta-feira (26), o início das operações para a capital gaúcha. E, uma das principais exigências para que voos saíssem do papel era a adequação do Aeroporto Civil. Por isso, a prefeitura, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio de Santa Maria (Cacism) e com a Base Aérea, deu início, há pouco mais de um mês, à reforma do terminal de passageiros.
Para conferir de perto as obras de adequação do terminal de passageiros, o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, e pelo comandante da Base Aérea, coronel David Alcoforado, foi ao Aeroporto Civil, nesta sexta-feira (27), e verificou o andamento dos serviços. “A Azul é uma grande conquista de Santa Maria. Os voos para Porto Alegre e, por consequência, para outros destinos, serão um grande instrumento de desenvolvimento para a região”, comemorou o prefeito.
De acordo com Pacheco, as obras são uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para comportar voos com mais de 60 passageiros. “Estamos com as obras muito adiantadas e pretendemos concluí-las antes do prazo previsto, inicialmente. Isto é, quando a Azul começar a voar em Santa Maria, estaremos com o Aeroporto pronto para receber os passageiros”, comentou o presidente da Cacism.
Para o comandante da Base Aérea, o esforço em conjunto da prefeitura e das entidades santa-marienses, em especial da Cacism, foram o grande diferencial para a conquista da Azul. “Acho que foi uma grande conquista da prefeitura, que mostrou interesse e foi a São Paulo buscar esta empresa. Sozinhos, não conseguiríamos”, comemorou Alcoforado. O coronel ainda deu outra grande notícia: a Base Aérea aprovou o pedido da Brava Linhas Aéras para a liberação de voos diretos para São Paulo – leia mais abaixo.
Entre os itens da reforma, estão a troca dos acessos de embarque e desembarque, ampliação da sala de espera, recuperação dos banheiros, adequação para acessibilidade, reservas de espaços para lancherias e empresas ligadas ao setor, instalação de equipamentos de segurança. A adequação do aeroporto ainda prevê a implantação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que será gerenciado pela Secretaria de Município de Turismo. As obras estão sendo realizada com recursos da prefeitura e contrapartida da Cacism.
O chefe de Gabinete, Ony Lacerda, os secretários de Relações de Governo e Comunicação, Rogério Assis Brasil, e de Turismo, Norma Moesch, e o secretário adjunto de Turismo, Rafael Ruviaro, também acompanharam a visita ao terminal de passageiros.
Base Aérea aprova pedido da Brava
A Base Aérea de Santa Maria aprovou, nesta sexta-feira (27), o pedido da Brava Linhas Aéreas para operar com voos diretos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Capital. De acordo com o comandante, coronel David Alcoforado, o próximo passo é a liberação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para o prefeito Cezar Schirmer, esta medida reforçará a concorrência e beneficiará os santa-marienses. “Mais uma grande notícia. Esperamos ter a Brava operando para São Paulo em breve”, resumiu o chefe do Executivo.
Jornalista Luiz Otávio Prates
Fotos: Felipe Pires