Inicial > Notícias > Prefeitura dá início a processo inédito...

Notícias

12/09/2013 12/09/2013 17h31m

Prefeitura dá início a processo inédito de estabilização de solo nas estradas do interior, nessa quinta


Desde o início da manhã a Secretaria trabalha na estabilização do solo da Estrada de Três Barras, no trecho de três quilômetros que dá acesso ao balneário - Foto: João Alves/Prefeitura

Já imaginou uma estrada de terra com nivelamento perfeito, que não abra buracos ou deformidades com o trânsito, ou que não forme barro com a chuva e nem solte poeira em dias secos? Pois o sonho de todo morador de zona rural está prestes a se realizar no Distrito de Arroio Grande, com a ação iniciada nessa quinta-feira (12) pela Prefeitura, através da Secretaria de Município de Infraestrutura, Obras e Serviços.

Desde o início da manhã a Secretaria trabalha na estabilização do solo da Estrada de Três Barras, no trecho de três quilômetros que dá acesso ao balneário de mesmo nome. O processo é feito através de duas etapas onde são utilizados um estabilizador mecânico e um aglomerante químico. Com isso a estrada de calçamento primário fica em estado perfeito para o tráfego e ainda oferece maior qualidade de vida às comunidades, acabando com o pó e o barro. O trabalho deve levar uma semana, se as condições de clima colaborarem.

“O segredo é transformar um solo hidrófolo, que absorve água, em um solo estável hidrófobo, que não absorve água, não gera barro e nem poeira. E o resultado disso é que não precisa fazer manutenção nas estradas que foram tratadas com o estabilizante. E isso é por muitos e muitos anos”, explica o superintendente de obras, engenheiro Sérgio Martini.

Para ser mais exato, por até dez anos. E o prognóstico empolga o secretário Tubias Calil. “Compramos esse produto para fazer um teste, já que esse processo é um processo inovador, que ainda é incipiente no Brasil e poucas prefeituras já o utilizam. Ele começou na África do Sul e é utilizado em pistas de pouso e decolagem, hidroelétricas e também acessos à canteiros de obras em grandes proporções. A vantagem de uma estrada tratada estabilizada é a relação custo benefício, pois não carece de manutenção. É um grande feito para Santa Maria”, diz Calil.

Entenda o processo de estabilização de solo

Existem três maneiras de se fazer uma estabilização de solo: mecânica, com a utilização de um estabilizador, que também é chamado de triturador; através da aplicação de um aglomerante, que é um estabilizador químico; ou com o casamento dos dois, que é a forma utilizada em Santa Maria e garante maior durabilidade e confiabilidade no processo.

Para isso, no caso dos três quilômetros da Estrada de Três Barras, é necessário uma semana de trabalho para preparar a terra e aplicar os cem litros do produto diluídos em 16 mil litros d’água. O processo começa com a escarificação da pista; suplementação de argila (quando o solo tem deficiência do material); incorporação da argila no solo revolvido durante a escarificação utilizando o estabilizador mecânico que também tritura pedras e resíduos maiores, homogeneizando o terreno.

Após, entram em ação as patrolas no nivelamento para a aplicação do produto químico diluído em água, com o caminha pipa. Em seguida mais um processo de incorporação da terra revolvida com o estabilizador mecânico, e a patrola volta com o nivelamento final deixando a estrada pronta para a compactação com o colo compressor. A pista ainda tem que ser molhada durante uma semana para a finalização do processo, porém, nesse período o trânsito já é liberado.

Texto: Jornalista Guilherme Bicca
Foto: João Alves/Prefeitura
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial