Inicial > Notícias > CAPS Infantil “O Equilibrista”: inaugurada nova...

Notícias

07/06/2013 07/06/2013 17h48m

CAPS Infantil “O Equilibrista”: inaugurada nova sede do atendimento psicossocial para crianças e adolescentes



Na tarde desta sexta-feira (7) foi inaugurada a nova sede do Centro de Atendimento Psicossocial da Infância e Adolescência - CAPS Infantil “O Equilibrista” (CAPSi), agora localizado na Rua Minas Gerais, nº 11, esquina com Gaspar Martins (atrás do Restaurante Vera Cruz da Avenida Medianeira). O CAPSi iniciou as atividades em 2005 e é um serviço de acolhimento e atenção integral a crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em sofrimento psíquico. Antes, o atendimento era realizado na Rua Cel. Niederauer.

A nova sede conta com espaço físico qualificado, com salas mais amplas e adequadas, mais segurança, acessibilidade e espaço com pracinha para recreação, além de local para festas. Os trabalhos desenvolvidos na unidade são para atender crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, como neuroses graves, psicoses, autismos e todos aqueles que, por sua condição psíquica estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais. O CAPSi “O Equilibrista” também presta atendimento a usuários de drogas menores de 12 anos.

A inauguração foi acompanhada por trabalhadores da Secretaria de Município da Saúde, vereadores, secretários de governo e comunidade. O prefeito Cezar Schirmer destacou que a comemoração não se dava somente pelo novo espaço físico, mas, sim, pela qualificação dos serviços oferecidos às crianças. “Estamos todos de parabéns por esta conquista. Isso mostra nosso respeito aos pais, crianças e a toda comunidade. Estamos tratando de crianças, o maior bem de nossa cidade”, disse o prefeito.

A secretária de Município de Saúde, Anny desconzi, apontou o início de uma nova fase. “Este é um momento muito especial. Agradeço a todos que trabalharam para tornar este espaço possível e estamos atuando de forma incansável  para qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população santa-mariense”, falou a secretária. Após a cerimônia, que aconteceu na frente do novo endereço, todos puderam entrar e conhecer as instalações, entre as pessoas, algumas crianças que já frequentam o Caps.

Também participaram da solenidade as coordenadoras técnica e administrativa das Políticas de Saúde Mental do Município, Adriana Krum e Maria Albina, e as coordenadoras da unidade, Adriana Kemerich de Andrade e Elisângela Amorim. O encontro contou com uma benção realizada pelo Padre Xico e pelo pastor metodista Nivaldo Francisco Dias.


Atribuições do CAPS “O Equilibrista”

-Acolhimento;
-Atendimentos individuais e em grupos terapêuticos;
-Grupos de familiares;
-Espaço terapêutico (ambientoterapia);
-Visitas domiciliares e institucionais;
-Atividades comunitárias;
-Articulação com a rede (Ministério Público, Conselhos Tutelares e de Direitos, Unidades Básicas de Saúde, ESFs, CAPS. Universidades);
-Projetos de intervenção em escolas e atenção básica.

Acolhimento e entrada no serviço

É realizado acolhimento de todo o usuário que chegar ao serviço por demanda espontânea ou encaminhado pelos diferentes setores da rede de saúde pública e de educação. É importante salientar que o acolhimento pode ser estendido por várias semanas, para que sejam feitos os contatos necessários e seja avaliada a necessidade de permanência da criança ou adolescente no CAPSi.

Objetivos e funções do CAPSi

-Oferecer apoio na busca de autonomia e independência dos usuários, objetivando integrá-los à sociedade;
-Promover atividades de inclusão familiar, comunitária, social e escolar;
-Desenvolver ações intersetoriais (UBS, ESFs, escolas, ambulatórios, conselho tutelar, ONGs, órgãos da justiça e da infância e adolescência, instituições de esporte, lazer e cultura, dentre outros) que busquem promover a atenção integral ao usuário;
-Integrar a família ao processo terapêutico, chamando-a a ocupar seu espaço e assumir seu papel junto ao tratamento e na reestruturação psicossocial do usuário.

Qualificação do serviço

Além dos servidores públicos capacitados, entre os quais enfermeira, psicólogas, psiquiatra, fisioterapeutas, assistentes sociais, pedagogas e técnicos em saúde mental, o serviço conta com outros profissionais oriundos de parcerias estabelecidas como arte educadora, educadora física, profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM (Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e Terapeuta Ocupacional) e estagiários das áreas de psicologia da UFSM e FISMA.

 

Texto: Jorn. Maria Luiza Guerra e Vera Jacques
Fotos: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial