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04/02/2013 04/02/2013 18h58m
Núcleo de Atenção Psicossocial, instalado no Caps Caminhos do Sol, já realizou 193 atendimentos
Menos de 24 horas após o desastre da Boate Kiss, no dia 28 de janeiro, foi constituído, no município de Santa Maria, o Núcleo de Atenção Psicossocial, com objetivo de coordenar o processo da atenção em saúde mental, para as pessoas que necessitam de acolhimento e assistência em virtude da tragédia, que vitimou mais de 200 jovens. A sede do núcleo é na Avenida Borges de Medeiros, 1897, junto ao CAPs Caminhos do Sol e pode ser acionado através dos telefones 3921 7144 ou 9167 4026 (plantão 24 horas).
Atualmente, o núcleo é composto por 106 profissionais e já realizou 193 atendimentos. Destes, 12 correspondem a famílias ou grupos; 61 atendimento por telefone; 21 em visita domiciliar e 95 atendimentos individuais. A boa notícia, segundo a coordenadora de Políticas de Saúde Mental do Município, Adriana Krum, é que apenas uma pessoa que procurou o serviço teve que ser encaminhada para internação.
A gestão do núcleo, responsável pelo diagnóstico situacional, coordenação do processo de trabalho, elaboração de estratégias e planejamento das ações é composto por representantes da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, da Coordenação Estadual de Saúde Mental e da Coordenação Municipal de Saúde Mental.
O trabalho é dividido por equipes: Equipe de Regulação em Saúde Mental; Equipe de Acolhimento 24 horas (Plantão de Saúde Mental); Equipe de Apoio Psicossocial para ritos de despedida; Equipe de Apoio Psicossocial às UPAS e SAMU; Equipe de Apoio Psicossocial aos Hospitais; Equipe de Atenção Psicossocial com foco na Atenção Básica e Equipe de Cuidados ao Cuidador. (confira abaixo as atribuições de cada equipe).
A coordenadora avalia que o trabalho está sendo muito positivo. “As pessoas estão sendo bem acolhidas. A cidade se sente cuidada pelos profissionais”, explica Adriana, que reforça que o atendimento é 24 horas. As equipes reúnem-se diariamente, às 8h da manhã, para compartilhamento das informações e reorganização do processo de trabalho.
Plano de Ação do Núcleo de Atenção Psicossocial
-Núcleo de Gestão – responsável pelo diagnóstico situacional, coordenação do processo de trabalho, elaboração de estratégias e planejamento das ações. Composto por 2 representantes da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, 4 representantes da Coordenação Estadual de Saúde Mental e 1 representante da Coordenação Municipal de Saúde Mental
-Equipe de Regulação de Saúde Mental – responsável por regular os atendimentos clínicos e definir os fluxos da rede de atenção psicossocial de Santa Maria. Composta por 4 profissionais por turno, totalizando 12 profissionais
-Equipe de Acolhimento 24 horas (Plantão de Saúde Mental): acolhimento e atendimento psicossocial por equipe multiprofissional para as pessoas que procurarem atendimento em saúde mental. Os profissionais estão disponíveis 24 horas no CAPS Caminhos do Sol. Composta por 10 profissionais por turno, totalizando 30 profissionais por dia
-Equipe de Apoio Psicossocial para ritos de despedida- composta por 22 profissionais
-Equipe de Apoio Psicossocial às UPAS e SAMU – responsável por prestar apoio em saúde mental aos profissionais das UPAS e SAMU, bem como aos afetados, familiares, amigos e outras pessoas que procurem apoio nestas unidades
-Equipe de Apoio Psicossocial aos Hospitais – suporte às famílias com pacientes internados nos Hospitais, bem como atendimentos individuais solicitados no leito. Atua no Hospital Caridade, Hospital Municipal Casa de Saúde e Hospital São Francisco. HUSM possui grupo próprio. Composta por 70 profissionais. Também funciona 24h
-Equipe de Atenção Psicossocial com foco na Atenção Básica – realizou mapeamento e identificação das famílias com óbitos em Santa Maria. Organizadas 5 equipes que apoiarão as Equipes de Atenção Básica. Induzida integração com a Assistência Social. Mobilizados recursos (carros) da universidade para as visitas domiciliares e recursos humanos da residência multiprofissional. Composta por 4 professores da Universidade Federal de Santa Maria, sendo uma apoiadora da Política Nacional de Humanização (PNH), 5 residentes, um profissional do CRAS, um apoiador da PNH e 4 voluntários, totalizando 15 profissionais
-Equipe de Cuidados ao Cuidador – grupo que desenvolve ações de formação rápida para as abordagens em situação de crise e de acolhimento aos profissionais (bombeiros e policiais) envolvidos no atendimento aos afetados. Houve demanda de atendimento (já ofertado) no Hospital da Brigada Militar
Dados de atendimento da equipe de acolhimento 24 horas no período de 28/01 até 4/02
Atendimentos em família-grupos 12
Atendimentos por telefone 61
Atendimentos em visita domiciliar 21
Atendimentos individuais 95
Encaminhamento para internação 04
Total de Atendimentos 193
Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: João Alves