Inicial > Notícias > EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto...

Notícias

30/08/2012 30/08/2012 16h09m

EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto reúne escritores locais em um dia dedicado à leitura


Ler é Viajar, Pensar é Voar. Assim é intitulado o projeto de incentivo à leitura da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente João Pedro Menna Barreto. Na manhã desta quinta-feira (30), a instituição promoveu mais um encontro entre professores, alunos e escritores. O objetivo é despertar a fantasia, a criatividade, o prazer de ler nos estudantes, além de facilitar o acesso a diferentes histórias e livros.

Através de pinturas, poemas e desenhos, os alunos apresentaram aos convidados experiências provocadas pela leitura. A atividade é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos professores de língua portuguesa, educação artística e da iniciativa "Mala da Leitura". A Mala, recheada de livros de autores como Castro Alves, Mário Quintana e de escritores locais, percorre as salas de aula do 1º ao 9° ano.

Na ocasião, também aconteceu a divulgação das poesias vencedoras do concurso da escola, produzidas pelos alunos. Liege dos Santos e Moraes, de 14 anos, é autora das poesias Amor de Cangaço e Morena. A aluna do 9º ano traduz o prazer que a composição lhe proporciona. “Me identifico e mergulho nas palavras. Elas preenchem os espaços vazios dentro de mim. A poesia é muito especial, pois me transforma fazendo que eu me sinta diferente e ao mesmo tempo igual aos outros”, explica Liege.

Um dos escritores convidados foi o professor Humberto Gabbi Zanatta que deixou uma mensagem de motivação ao público ao salientar que somente a leitura desperta de maneira singular a curiosidade, a humanidade e o espírito de ousadia que existe dentro de cada um. Zanatta também elogiou o projeto. “Os programas escolares são muito parecidos e são esses espaços culturais que promovem a diferença. Esse é o diferencial. É uma emoção estar aqui e poder retribuir como escritor o que meus professores um dia me ensinaram. Poder contribuir com esse papel social da educação retornando à escola”, destacou Zanatta.

Também foram convidados os escritores Antonio Candido Ribeiro, Edinara Leão, Haydee Hostin, Maria Rita Py, Selma Feltrin Auri Sudati e Tania Lopes. A professora Cecília Rorato, coordenadora do projeto, destacou que é gratificante para escola o contato entre alunos e escritores. “Essa aproximação faz com que eles acreditem e fiquem motivados a também se tornarem escritores”, disse a professora.

Paralelo ao encontro também aconteceu a 2ª Semaninha Artística Literária, com apoio dos professores do Programa Mais Educação. Entre as atrações da Semaninha, foi montada a Sala das Sensações. No espaço, através de uma atividade, as crianças puderam experimentar diferentes sentimentos como alegria e tristeza, além de noções de claro e escuro. O projeto Ler é Viajar, Pensar é Voar foi criado em 2011 e segue desenvolvendo atividades que visam o incentivo à leitura. Todos os meses, alunos, professores e funcionários da escola dedicam um dia para ler, refletir e debater ideias em sala de aula.
 

Texto: Acad. Jorn. Pâmela Rubin Matge
Fotos: João Vilnei
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial