Inicial > Notícias > 13ª Conferência Municipal da Saúde debate...

Notícias

30/08/2025 30/08/2025 19h56m

13ª Conferência Municipal da Saúde debate sobre como investir no cuidado integral e na qualidade de vida


Mais de 150 participantes estiveram reunidos neste sábado (30) na Universidade Franciscana (UFN)

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para debater e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) local, ocorreu a 13ª Conferência Municipal da Saúde neste sábado (30), na Universidade Franciscana (UFN). A conferência teve como tema “Investir no cuidado integral”. O evento foi aberto ao público em geral, e reuniu mais de 150 participantes que discutiram assuntos voltados à atenção ao bem-estar e à qualidade de vida de todos os santa-marienses.

A 13ª Conferência Municipal da Saúde foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com apoio da Prefeitura, da Universidade Franciscana (UFN) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da Disciplina Saúde Coletiva II do curso de Farmácia (UFSM).

Na abertura da conferência, o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, representou o Executivo Municipal e saudou os inscritos.

“É um momento de diálogo, de escuta, e que esses dez grupos aproveitem para discutir os temas propostos. A partir disso, nós podemos trazer para o futuro Plano Municipal de Saúde o será realizado para o ano de 2026 e até 2029 de uma forma muito ampla. Sabemos que esse é um momento para conseguirmos verificar o que a população está sentindo da saúde do Município de Santa Maria. Cumprimento os representantes de instituições de ensino, de da área da saúde, residentes, trabalhadores, e profissionais da rede. O Conselho Municipal de Saúde é feito de voluntários e se não tem uma instituição, se não tem pessoas que lidam com esse processo, não tem como sair do papel. Por isso, em nome do Rodrigo Pinto e da Adriana Ebling, agradeço a todos os envolvidos na organização do evento”, disse o secretário Guilherme Ribas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Matheus Hampel, reiterou que a conferência é uma oportunidade ímpar para a população se fazer ouvir, participar ativamente da construção das políticas de saúde e reafirmar o SUS como um direito de todos.

“Agradecimento especial a todos os presentes para construir esta conferência, aos estudantes que estão colaborando na organização e são sempre muito participativos. Agradecimento também à Prefeitura e à Secretaria de Saúde que sempre nos apoiam. Desejo uma boa conferência a todos para que esses objetivos sejam alcançados”, salientou Hampel.

A Universidade Franciscana (UFN) esteve representada pela coordenadora do curso de Farmácia, Camila Franco. Após a abertura do evento, os dez grupos propostos se reuniram em salas separadas durante a manhã e a tarde. Rodas de conversas oportunizaram debates, propostas e ideias que constarão no Plano Municipal de Saúde nos próximos três anos.

Na próxima semana, o Conselho Municipal de Saúde vai oficializar o caderno de propostas e deliberações aprovadas pela conferência.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Guilherme Brum / Prefeitura 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial