Notícias
16/07/2025 16/07/2025 17h09m
Mutirão da Prefeitura recolhe cerca de 750 kg de fios sobressalentes na Av. Presidente Vargas

Frentes de trabalho são compostas por técnicos de telecomunicações das provedoras que compartilham o uso dos postes
Com foco na segurança de motoristas e pedestres, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Governança, coordena um mutirão de retirada de fios em desuso na região central. A força-tarefa, concentrada na Avenida Presidente Vargas (entre as ruas Serafim Valandro e Acampamento), recolheu, na terça (15) e quarta-feira (16), aproximadamente 750 kg de cabos.
As frentes de trabalho são compostas por técnicos de telecomunicações das provedoras que compartilham o uso dos postes. O material recolhido é encaminhado para reciclagem, onde é pesado e recebe o descarte adequado. Com estes mutirões, a Prefeitura busca redefinir a paisagem urbana e garantir a segurança de motoristas e pedestres, evitando o acúmulo de lixo eletrônico e a queda de fiação.
“Iniciamos de forma pioneira esta iniciativa que hoje é replicada em outras cidades do nosso Estado. A queda de fios é um problema urbano recorrente, e a união de esforços da Prefeitura com o Ministério Público e com as prestadoras de serviços de telecomunicações é essencial para garantirmos a segurança dos pedestres e a despoluição visual”, avalia o prefeito Rodrigo Decimo.
O total de fios recolhidos em 2025 já se aproxima de 1,8 tonelada. Desde o início do mutirão, em 2022, a força-tarefa já retirou aproximadamente 8 toneladas de fiação em desuso até o final de 2024. Durante a execução, os técnicos não apenas recolhem os fios em desuso, mas também realizam o alinhamento dos cabos mal posicionados. As intervenções ocorrem nos trechos que são a espinha dorsal da rede de telecomunicações de Santa Maria, áreas com alta densidade de cabeamento e maior volume de reclamações da população.
O mutirão é uma iniciativa coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança, e conta com o apoio das secretarias de Segurança e Ordem Pública, de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, de Infraestrutura e Mobilidade e Procuradoria-Geral do Município. A iniciativa é acompanhada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). As próximas etapas do mutirão ocorrerão em 12 e 13 de agosto, em toda a extensão da Avenida Fernando Ferrari.
FIOS EM DESUSO
AGOSTO
12 – Avenida Fernando Ferrari (toda extensão)
13 – Avenida Fernando Ferrari (toda extensão)
19 – Tuiuti (saindo da Benjamin Constant até Prof. Braga)
20 – Tuiuti (Prof. Braga até Floriano Peixoto)
SETEMBRO
09 – Tuiuti (saindo da Floriano Peixoto até Conde de Porto Alegre)
10 – Tuiuti (saindo da Conde de Porto Alegre até Appel)
16 – Av. João Machado Soares - Camobi (saindo do Supermercado Royal)
OUTUBRO
14 – Borges de Medeiros (entre Venâncio Aires até Silva Jardim)
15 – Borges de Medeiros (entre Silva Jardim até Ernesto Beck)
21 – Coronel Niederauer (entre Samuel Kruchin e Liberdade)
NOVEMBRO
11 – Coronel Niederauer (entre Borges de Medeiros e Visconde de Pelotas)
18 – Coronel Niederauer (entre Visconde de Pelotas e Conde de Porto Alegre)
25 – Coronel Niederauer (entre Conde de Porto Alegre a Serafim Valandro)
DEZEMBRO
09 – Serafim Valandro (entre Tuiuti e Coronel Niederauer)
10 – Serafim Valandro (Coronel Niederauer até Andradas.)
16 – Reunião de avaliação
Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: João Vilnei (MTb: 18.086) e Divulgação (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria