Inicial > Notícias > Mutirão de combate à dengue da...

Notícias

31/03/2025 31/03/2025 16h26m

Mutirão de combate à dengue da Prefeitura, com o Exército, registra mais de 3 mil residências visitadas


Ação ocorre nos bairros com mais incidência de focos do mosquito e terminou na última sexta-feira (28)

A força-tarefa de prevenção à dengue dos agentes da Vigilância em Saúde do Município com os militares da 3ª Divisão de Exército durou 10 dias e foram realizadas 3.199 visitas em residências, com 141 coletas positivas de focos do mosquito Aedes aegypti. Há 3 anos, a ação da Secretaria de Saúde, em parceria com o Exército, ocorre em diversos bairros da cidade, devido aos números elevados dos casos confirmados da doença. Os mutirões de visita a domicílio e de pulverização intensificam-se a cada ano. Já os casos confirmados de 2024, em comparação com 2023, mostraram uma queda de 35%.

Neste ano, 40 militares estavam envolvidos, vindos de quatro unidades: 1º Regimento de Carros de Combate, 29º Batalhão de Infantaria Blindado, 4º Batalhão Logístico e Regimento Mallet. A parceria mostra um crescimento dos mutirões de prevenção à doença no Município nos últimos anos.  

Em 2024, a mesma ação contou com mais de 2,7 mil residências visitadas e mais de 50 denúncias atendidas. Já a pulverização de larvicida biológico - funciona no controle de larvas do mosquito Aedes aegypti - também aumentou em relação ao mesmo período de 2024 - de janeiro a março. Em 2025, desde o início do ano até esta segunda-feira (31), foram pulverizadas mais de 1.815 quadras em 19 bairros do Município. No ano passado, nos mesmos meses, foram aplicados inseticidas em torno de 1 mil quarteirões em 13 bairros.  

“Essa parceria nos ajuda a avançar muito mais. Foram 10 dias úteis de combate e também de conscientização da população. Assim, vamos conseguir ter resultados bem satisfatórios em 2025. É importante lembrar que as iniciativas para prevenir a doença ocorrem o ano todo e são intensificadas em períodos em que o mosquito tem mais chance de se proliferar”, reforça o secretário da Saúde, Guilherme Ribas.

O coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Denoide Samuel Mezeck, relata que o período mais crítico da proliferação do mosquito Aedes aegypti é de março a maio. Por isso, as ações de prevenção intensificam-se antes dessa época. Além disso, apesar de os números de 2025 não apresentarem um cenário grave como dos últimos anos, segundo o coordenador, não se pode descartar a situação de um surto no Município. 

IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Os bairros que foram realizados o mutirão com o Exército foram: Tancredo Neves, Nova Santa Marta, Passo d’Areia, Urlândia, Salgado Filho e Boi Morto. De acordo com o coordenador da Vigilância, os trabalhos são feitos nos locais que apresentam maiores incidências de focos do mosquito.

Desde o início de fevereiro, já foram pulverizadas as imediações dos bairros Chácara das Flores, Perpétuo Socorro, Salgado Filho, Divina Providência, Passo d’Areia, Noal, Nossa Senhora de Fátima, Duque de Caxias, Uglione, Camobi, Patronato, Diácono João Luiz Pozzobon, Parque Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Nova Santa Marta e Juscelino Kubitschek. Na sequência, os trabalhos devem seguir nos bairros Nossa Senhora das Dores,  João Goulart, Itararé, Campestre do Menino Deus, Patronato, Medianeira, Urlândia e Boi Morto.

É importante destacar que o larvicida é comprovadamente seguro para a saúde humana, pois se trata de um produto biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis israelensis (BTI). Esse microrganismo atua de forma específica contra as larvas do Aedes aegypti, sem causar danos a pessoas, animais ou ao meio ambiente. As pulverizações realizadas com veículos visam alcançar criadouros de difícil acesso, reforçando as ações de controle da dengue, zika e chikungunya. No entanto, é fundamental que a população continue eliminando recipientes com água parada, pois o larvicida não substitui as medidas preventivas diárias.

COMBATE AO MOSQUITO

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas vermelhas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

PRINCIPAIS PRECAUÇÕES
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Recolha seus resíduos;
- Use repelente;
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
- Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581 ou 7400-5525 (somente WhatsApp)
 

Texto: Eduarda Paz (MTB: 21.598)
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial