Notícias
06/12/2024 07/12/2024 14h47m
Defesa Civil Municipal promove simulação de resgate de vítimas isoladas em local de difícil acesso

Exercício ocorreu na localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande, e contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Exército
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou, na manhã desta sexta-feira (6), uma simulação de resgate de vítimas ilhadas na localidade de Três Barras, distrito de Arroio Grande. O exercício simulou uma situação real e é executado no âmbito do Programa Santa Maria Resiliente e do Plano de Contingência de Santa Maria – que estabelece protocolos para os órgãos públicos em caso de desastres naturais.
A operação teve como foco o salvamento de vítimas isoladas em local de difícil acesso e é a segunda de duas simulações de resgate e abrigo realizadas nesta semana. A primeira simulação ocorreu nesta quinta-feira (5), com a retirada e acolhimento de moradores da Vila Ipiranga, no Bairro Passo das Tropas, desalojados por conta de um alagamento iminente. Apoiaram a iniciativa a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Exército Brasileiro, além de voluntários e moradores da localidade.
“Esse simulado é bem complexo, pois considera uma área que alagou, com vítimas ilhadas. Cronometramos o tempo para termos registros da pronta resposta dos órgãos de segurança e a duração do deslocamento, pois numa situação real cada minuto conta. Estamos trabalhando há um ano e meio com diversas oficinas, capacitações e treinamentos para estarmos preparados para uma eventual emergência. O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo investiram muito na Defesa Civil nos últimos anos, e por conta disso estamos sempre em busca de aperfeiçoamentos e preparados para dar uma pronta resposta em casos de sinistros”, explicou a superintendente da Defesa Civil Municipal, Adriana Cheiram.
A simulação iniciou com o acionamento fictício da Defesa Civil Municipal pelo telefone 153, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), com a informação da existência de quatro vítimas ilhadas por conta do aumento do nível do Arroio Grande na Estrada João Guapes Claro, proximidades da Capela São Valentim, Estrada de Três Barras.
A partir de então, as equipes se deslocaram por um trajeto de cerca de 20km até a localidade. Para simular uma situação real, o contexto do exercício considerou a elevação do nível do arroio no local. Por conta disso, os bombeiros executaram um sistema de transposição de curso d'água com o uso de cordas específicas para resgate em um vão de cerca de 50 metros. Foi por meio deste sistema que as quatro vítimas (uma criança, uma idosa, uma gestante e uma pessoa com deficiência) foram resgatadas.
“Ao simular um cenário complexo, como o ocorrido recentemente, testamos equipamentos, pessoal e a estrutura de resposta, garantindo que estejamos preparados para qualquer eventualidade. A cooperação entre Bombeiros e Defesa Civil é fundamental para enfrentarmos os desafios da região, como desastres naturais. Este treinamento visa preparar a comunidade e os profissionais para agir de forma eficiente em situações de emergência", pontua o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Sandro Nunes.
Na Capela São Valentim, agentes da Defesa Civil organizaram o abrigo para acolhimento de desalojados e desabrigados, enquanto as vítimas foram atendidas no hospital de campanha preparado no Ginásio São Marcos, às margens da ERS-511. Na simulação desta sexta-feira (6), também estiveram presentes o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; o superintendente do Ciosp, Paulo Sérgio da Silva; o coordenador administrativo do Samu em Santa Maria, Nilvo Rosa. Representando a 3ª Divisão de Exército, tenente-coronel Rosemberg.
“Agradeço por toda essa iniciativa, que também ouviu a comunidade para entender os impactos de eventos como a recente enchente. A cheia do Arroio Grande em maio nos mostrou a importância de estarmos preparados. Todos fomos pegos de surpresa com casas inundadas, árvores caídas. Apesar da tristeza, é muito bom ver que as forças de segurança estão aqui treinando para melhorar suas habilidades e se prepararem para caso algo dessa magnitude se repita”, considerou a professora aposentada Eunice Rossi, 79, moradora da localidade.
SANTA MARIA RESILIENTE
O Programa Santa Maria Resiliente é um compromisso para desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem. Visa criar uma abordagem holística para fortalecer a resiliência comunitária em todos os níveis. A atualização do Plano de Contingência do Município está inserida no Programa Santa Maria Resiliente
“O que Santa Maria está fazendo é incrível e exemplar. Eu acho que é um dos poucos, se não o único município que está pegando a experiência vivida com as chuvas intensas em maio deste ano e replicando em um simulado para aperfeiçoar processos, identificar melhorias. Através de simulados, oficinas e reuniões, não só o Poder Público mas a comunidade foi envolvida ativamente no processo de construção de um plano de contingência. Essa iniciativa demonstra o compromisso da cidade em proteger seus cidadãos e minimizar os impactos de eventos extremos”, afirma o CEO da Hopeful Brasil, Abner de Freitas. A Hopeful é a empresa que auxilia a Prefeitura na elaboração e atualização do Plano de Contingência do Município.
O Programa Santa Maria Resiliente inclui o Plano de Contingência (elaboração ou atualização, baseado em três oficinas entre órgãos); e Simulados Progressivos (quatro simulados, sendo dois de mesas – por meio de recursos como mapas de áreas de risco, por exemplo, e dois de áreas de risco). Também são contemplados três pilares: Protocolo de Comunicação (elaboração e validação, baseado em duas oficinas e micro simulado); Voluntariado em desastres (elaboração de protocolos, baseado em duas oficinas com órgãos e instituições); e Educação Comunitária e Plataforma Online (elaboração de curso e material para palestras nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).
TELEFONES IMPORTANTES
Para acionar a Defesa Civil Municipal em caso de desastre natural, ligue:
• 153 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp)
• (55) 99110-7940 – Telefone de plantão da Defesa Civil Municipal
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria