Inicial > Notícias > Com apoio da Prefeitura, 400 pessoas...

Notícias

20/03/2024 21/03/2024 13h03m

Com apoio da Prefeitura, 400 pessoas participam da corrida pelas mulheres esportistas de Santa Maria


Evento destacou a importância da denúncia em casos de importunação e assédio, bem como serviu como um pedido de basta por parte das mulheres

Centenas de mulheres participaram da corrida pelas mulheres esportistas, realizada na noite desta quarta-feira (20), no Bairro Camobi, em Santa Maria. A crescente onda de importunação e assédio sexual foi o que motivou a corrida que teve tom de protesto e pedido de basta. O trajeto teve aproximadamente 4 km de extensão, com início no estacionamento do Peruzzo Centro Comercial, na Avenida Prefeito Evandro Behr,  5.941, Faixa Velha, indo ao arco da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e retornando ao estacionamento. De acordo com a Go Fit Assessoria Esportiva, realizadora da ação, cerca de 400 pessoas/mulheres participaram do ato. A corrida teve apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e de demais assessorias do ramo.

“Esta corrida nasceu das mulheres. Depois de não aguentarem mais tanta importunação, elas precisaram gritar pelo basta, pelo respeito. E peço a cada uma delas, que sempre registre boletim de ocorrência, informando principalmente o local e o horário em que foram assediadas, isso vai fazer com que a polícia tenha conhecimento de quais locais é preciso reforçar o patrulhamento”, disse o prefeito Jorge Pozzobom que, assim como outros homens, participou da corrida.

Neste sentido, a comandante da Patrulha Maria da Penha em Santa Maria, Capitã Camila Wilke, ressaltou o crescimento da prática de esportes de rua no Município e o direito de todas as mulheres à atividade física.

“Não cabe mais as mulheres terem de escolher o melhor lugar, o melhor horário ou precisarem estar acompanhadas para se sentirem seguras. Não cabe haver tantas dúvidas. Por isso a denúncia se faz tão importante, porque hoje você sofreu uma importunação, mas amanhã pode ser sua filha, sua irmã ou sua colega”.

Na sequência, a corredora Luciana Bisogno leu uma carta na qual ela e outras mulheres relataram o cenário atual da prática à corrida de rua em diferentes momentos do dia em Santa Maria. Opinião compartilhada pela designer Julieta Alencar, de 46 anos, que julga importante o debate.

“O tema tem de ser colocado em pauta mais vezes em nossa sociedade para que isso pare de acontecer com nós, mulheres”, disse Julieta.

Conforme o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, não é somente nas ruas que esta situação deve ter fim, mas também nas academias, nos ambientes de trabalho e nos lares. Já o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, destacou que a participação do Executivo Municipal demonstra a responsabilidade social do Poder Público em promover essa mudança de cultura.

A corrida teve o balizamento da Brigada Militar e da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU). E ainda contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Alves (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial