Inicial > Notícias > Em mais de um...

Notícias

08/03/2024 08/03/2024 22h14m

Em mais de um ano, Casa Abrigo Maria Madalena já acolheu mais de 60 mulheres em situação de violência


Ação realizada nesta sexta-feira (8), no espaço da Prefeitura, foi marcada por atividades de acolhimento em alusão ao Dia da Mulher

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma ação alusiva ao Dia da Mulher para celebrar um ano de atividades de acolhimento na Casa Abrigo Maria Madalena. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (9), e contou com a participação de colaboradores e da equipe multiprofissional. O espaço é sigiloso para a proteção das vítimas e neste período já atendeu mais de 60 mulheres e 78 filhos.

A coordenadora da Casa Maria Madalena, Adriana Menna Barreto, falou sobre a importância do espaço de proteção e acolhimento às mulheres em Santa Maria. 

“Este um ano nos trouxe um olhar mais humano, nos capacitou para atender os desafios que aqui chegaram, nos dando coragem, empatia e compaixão com o próximo, e fortes o suficiente para brigar por estas mulheres. Como sempre falo, ninguém solta a mão de ninguém, uma por todas e todas por uma”, disse Adriana.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, acompanha o trabalho realizado no espaço e ressalta a importância do acolhimento e de garantir a proteção às mulheres que se encontram nessa situação. 

“Hoje comemoramos o Dia da Mulher e também de um ano de atendimento desse importante serviço à comunidade santa-mariense, em especial, às mulheres e seus filhos. É de extrema necessidade ter este olhar atento para cada situação, dar o suporte no acolhimento e proporcionar meios para cuidar e orientar cada caso. Parabéns ao trabalho de toda equipe gestora e funcionários, um Feliz Dia da Mulher”, destacou o secretário.

Sobre o atendimento

A Casa Abrigo atende em local sigiloso as mulheres com medidas protetivas, acompanhadas ou não de seus filhos. A medida protetiva é extensiva a filhos menores de 12 anos, e as crianças têm acompanhamento pedagógico até findar a estadia na casa, de todas em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar. A Casa Abrigo em Santa Maria conta com sete profissionais, coordenação, assistente social, psicóloga e quatro educadoras sociais com plantões e atendimento 24h. Desde fevereiro de 2023 em Santa Maria, o serviço tem a finalidade de garantir a integridade física e emocional das mulheres e auxiliar no processo de reorganizar a vida e resgatar a autoestima. 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial