Inicial > Notícias > Reunião interinstitucional no Ciosp avalia força-tarefa...

Notícias

31/01/2024 01/02/2024 16h46m

Reunião interinstitucional no Ciosp avalia força-tarefa de enfrentamento ao último temporal no Município


Encontro reuniu representantes de diversos órgãos que atuaram para minimizar os impactos e preservar vidas após a tempestade da noite de 16 de janeiro

A Prefeitura, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), realizou na manhã desta quarta-feira (31) uma reunião interinstitucional para avaliar as ações da força-tarefa de enfrentamento aos impactos do temporal que atingiu o município na noite do dia 16 de janeiro. A reunião contou com a presença de representantes das diversas instituições que atuaram diretamente no atendimento das mais de 700 ocorrências registradas, como a Defesa Civil Municipal; as secretarias de Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Desenvolvimento Social e de Mobilidade Urbana; a Guarda Municipal; o 4º Batalhão de Bombeiros Militar; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a RGE, empresa concessionária de energia elétrica no Município. Todos fizeram parte do comitê de monitoramento montado no Ciosp, onde foram realizadas duas reuniões de preparação e planejamento e o comando das operações de enfrentamento ao temporal, deflagradas logo após o evento climático. No total, a força-tarefa envolveu um efetivo de quase 200 pessoas.

“Está é uma reunião de debriefing, um termo militar que é usado para discutir os aprendizados de uma determinada missão. Tivemos uma importante missão que cumprimos desde o dia 16 de janeiro, em função do vendaval e das chuvas intensas que assolaram o Município. Frente às intempéries, julgo que enfrentamos muito bem, em função da integração e cooperação entre diferentes órgãos e da nossa preparação para o evento, a partir das previsões climáticas. Ao mesmo tempo em que é importante que façamos uma avaliação desse movimento, para que possamos manter aquilo que foi positivo e adequar o que precisar ser corrigido”, declarou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que integrou o comitê de monitoramento.

A ação dos ventos, superiores a 80km/h, causaram queda de árvores e falta de energia em quase toda a área do município, gerando danos e prejuízos sociais e materiais. As chuvas intensas, superiores a 70mm em pequeno intervalo de tempo, gerou pontos de alagamento, potencializaram danos em residências e prédios  e causaram transtornos na mobilidade urbana. Mais de 300 casas foram afetadas pelo temporal, e foram registrados cerca de 140 ocorrências de árvores caídas ou danificadas. Em função dos estragos, a Prefeitura, no dia seguinte, decretou estado de emergência.

“Tivemos um desafio enorme no dia 16 e nos dias posteriores. Foi um trabalho muito intenso, e essa reunião foi muito importante discutirmos sobre o que deu certo e o que não deu certo, para avaliarmos e corrigirmos os rumos. A comunidade e a mídia observaram a ação efetiva de todos os órgãos. Trabalhamos de maneira integrada, cada um na sua área, para trazer respostas para a população”, pontuou o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos.

Estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete do prefeito, Alexandre Lima; subchefe do gabinete do prefeito, Carlos Vianna; secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; secretário de Meio Ambiente, Marcos Vinícius Moraes; secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabbrin; superintendente do Ciosp, Sandro Nunes; superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro; superintendente da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Alexandre Brondani; superintendente de praças, parques, canteiros e jardins, Roberto Dotto e superintendente de operações da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jairo Rodrigues. Também compareceram o coordenador adjunto regional da Defesa Civil Estadual, tenente Ivan Flores da Rosa; o coordenador administrativo do Samu, Nilvo Rosa; soldado Giovani e capitão Costa, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar; o coordenador de operações da RGE, Cleber Cristiel Cezar e o consultor de negócios da RGE na Região Central, Pablo Porsch.

FORÇA-TAREFA DE ENFRENTAMENTO AO TEMPORAL DE 16 DE JANEIRO

Dados da Defesa Civil Municipal
• 184 pessoas atuando nas ações
• + de 700 ocorrências atendidas
• cerca de 300 casas afetadas
• 10 mil metros de lona entregues
• 2132 telhas de fibrocimento entregues
• 32 árvores caídas
• Mais de 200 galhos caídos
• 8 vias bloqueadas

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial