Notícias
14/12/2023 15/12/2023 17h11m
Casa Treze de Maio passa a atender em novo endereço em Santa Maria, no Bairro Nossa Senhora do Rosário

Serviços agora ocorrem na sede localizada na Rua Silva Jardim, 1.280, entre as ruas Duque de Caxias e Serafim Valandro
Com o intuito de melhorar o atendimento aos usuários, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Casa Treze de Maio passa a atender em novo endereço. O serviço, disponibilizado pelo Executivo Municipal, que oferece acompanhamento especializado para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), agora está com sede na Rua Silva Jardim, 1.280 (entre as ruas Duque de Caxias e Serafim Valandro), no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Nesta quinta-feira (14), o novo espaço foi inaugurado.
“Fico muito feliz de estarmos aqui hoje para inaugurarmos a nova sede da Casa 13 de Maio. Este local foi organizado para melhor atender aos usuários e para beneficiar também os trabalhadores deste setor. O trabalho de vocês é muito importante, porque vai além de atendimento e orientação, o foco é no acolhimento. Muita gente que busca vocês precisa mais do que informação, precisa ser bem recebido, precisa se sentir acolhido, e é isso que vocês fazem. Muito obrigada pelo trabalho de vocês e espero que neste novo local fique cada vez melhor para todos”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom, durante o ato.
O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, reforçou a importância da nova sede.
“A Casa Treze atende muitas pessoas e algumas têm dificuldade de locomoção. Então, precisávamos de um lugar de fácil acessibilidade, em um ponto da cidade que também fosse bom para servidores e atendidos, com salas e espaço suficiente. Encontramos neste local e organizamos tudo para continuar os serviços da melhor maneira possível. Esta nova sede é para os usuários da Política do HIV/AIDS e da Casa Treze de Maio, mas também é para os funcionários”, destacou o titular da pasta.
A responsável pela Política HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, Márcia de Lima, assinalou que receber a nova sede no mês de dezembro tem significado especial.
“Estamos no Dezembro Vermelho, que é o mês de conscientização sobre o HIV e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e receber a nova sede neste momento é um marco para todos nós. Aqui trabalhamos de forma integrada e, como citado antes, temos o papel importante de acolhimento a quem busque os nossos serviços. Ficamos felizes até de informar que recebemos o Selo de Espaço de Acolhimento do Fórum Municipal da Diversidade, e isso prova como nosso trabalho está no caminho certo. E agora, com a nova sede, temos um espaço melhor para seguirmos avançando cada vez mais”, assinalou Márcia.
Os serviços da Casa Treze de Maio passam por testagem, aconselhamento e dispensação de medicamentos, e são fundamentais para o tratamento de pacientes que fazem uso de antirretrovirais. Os atendimentos são realizados mediante a apresentação do cartão SUS, Documento de Identidade e comprovante de residência, sendo que cada caso será avaliado durante o acolhimento ao usuário, o que definirá se a pessoa poderá ser atendida no local (se apresenta a necessidade do atendimento especializado para ISTs), mediante agendamento, ou se deverá ser encaminhada para outro serviço de Saúde competente.
A Casa Treze de Maio é um Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) com foco na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites Virais (B e C). Os usuários com diagnóstico de HIV/Aids e Hepatites Virais são encaminhados para o serviço, onde é ofertado atendimento com equipe multiprofissional. Os demais, com demanda de ISTs, serão acolhidos, orientados e encaminhados às UBS ou ESF, onde é referência para atendimento médico.
Atendem na Casa Treze de Maio quatro infectologistas, um dermatologista, um assistente social, uma psicóloga, uma farmacêutica, um auxiliar de laboratório, um nutricionista, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira, duas recepcionistas e quatro residentes de infectologia e neurologia. O local é aberto ao público e com atendimento gratuito. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria