Notícias
07/11/2023 07/11/2023 11h04m
7ª edição do Mosaico de Saberes do Campo começa nesta quinta (9) na EMEF José Paim de Oliveira

Além de minicursos, rodas de conversa e atividades culturais, a programação inclui o 3º Intercâmbio Pedagógico entre Países do Mercosul, que contará com a presença de representantes de escolas rurais do Uruguai e da Argentina. Inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, por meio do site do evento
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação e do Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo (Promsac), promove, nos dias 9, 10 e 11 de novembro o 7º Mosaico de Saberes do Campo e o 3º Intercâmbio Pedagógico entre Países do Mercosul. As iniciativas serão realizadas na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paim de Oliveira, colégio rural localizado no Distrito de São Valentim. A escola é a instituição organizadora e anfitriã do evento.
A edição deste ano contará com minicursos, rodas de conversa e atividades culturais. Escolas rurais do Uruguai e da Argentina são convidadas especiais para o 3º Intercâmbio Pedagógico, organizado com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O evento receberá também instituições rurais de Dom Pedrito, Agudo, São Sepé, Dilermando de Aguiar, dentre outras localidades.
PROGRAMAÇÃO
O Mosaico de Saberes do Campo contará com uma programação rica e intensa, com atividades que vão desde exposições feitas por estudantes até minicursos de bordado em fita, por exemplo. Uma das novidades deste ano é o “Entrevero Pedagógico”, ação direcionada à degustação de especiarias do Distrito de São Valentim, produzidas pelas famílias locais. Confira no documento em anexo a programação completa.
“O 7º Mosaico de Saberes do Campo será aberto a todos os educadores e alunos ligados a escolas do campo da região santa-mariense, bem como de demais localidades do Brasil e até de países vizinhos. O evento também receberá trabalhos científicos, nas modalidades relato de experiência e resumo expandido”, conta a diretora da EMEF José Paim de Oliveira e coordenadora da Educação do Campo da Secretaria de Educação, professora Cláudia Bassoaldo.
INSCRIÇÕES
O evento é híbrido, ou seja, ocorrerá presencialmente na EMEF José Paim de Oliveira, e será transmitido no canal do YouTube da escola. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 8 de novembro, por meio do site do evento.
Interessados em expor produtos coloniais e artesanais durante a iniciativa, podem se inscrever até dia 8 de novembro, pelos números (55) 9 9621-3635 ou (55) 9 9115-2615.
HISTÓRICO
Inicialmente, o Mosaico de Saberes do Campo tinha como objetivo estabelecer um espaço de diálogo e formação continuada para educadores da EMEF José Paim de Oliveira, por meio de contribuições de diferentes pessoas para fortalecer o coletivo. Tal qual a figura de um mosaico, que se forma de diversos retalhos, como conta Cláudia. Atualmente, o evento contempla também ações voltadas aos alunos e funcionários da instituição, além de seus familiares.
Nesse contexto, a coordenadora de Educação do Campo da Secretaria de Educação ressalta a relevância de unir diferentes atores sociais para a construção de uma formação docente e discente plural. Para ela, é fundamental que colégios rurais se unam em prol da valorização de seus espaços, por meio de eventos como o Mosaico de Saberes, haja vista o histórico de desvalorização educacional pelo qual as pessoas que vivem no e do campo passaram por décadas:
“Compreendemos que os saberes emanam do contexto, dos pais, dos funcionários, das instituições, das empresas. Enfim, todos que vivem e estão no contexto [rural] podem e muito contribuir para a nossa formação. Essa questão da valorização, do contexto e do pertencimento é muito forte para nós. O nosso estudante e os nossos familiares têm que ter orgulho do espaço onde estão e da importância deles para o contexto como um todo”.
Texto: Laurent Keller (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Arte: Gibran Carrazzoni / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria