Notícias
23/08/2023 23/08/2023 16h37m
Unindo Saúde e Educação, Prefeitura realiza o 15º Encontro do Programa Saúde na Escola de Santa Maria

Com o objetivo de formar e capacitar profissionais, evento também discute principais questões a serem enfrentadas dentro do contexto escolar
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Educação, realiza nesta quarta-feira (23) o 15º Encontro do Programa Saúde na Escola de Santa Maria, um encontro intersetorial que discute ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes da rede pública de educação básica. A iniciativa iniciou às 8h, no Hotel Itaimbé, Bairro Centro, e a programação se estende durante a tarde. O evento ocorre no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), uma política pública federal instituída em 2007 pelos ministérios da Educação e da Saúde e que visa, entre outros objetivos, a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde.
Conforme a organização do evento, são cerca de 700 profissionais inscritos, entre professores e profissionais da saúde, acadêmicos e pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas com o público estudantil. Atualmente, são 93 escolas públicas, municipais e estaduais, pactuadas com o PSE em Santa Maria.
“Esse evento relacionado ao Programa Saúde na Escola é o 15º evento anual, e serve para identificar e discutir pautas emergentes no dia a dia das escolas e das unidades de saúde, bem como aumentar cada vez mais o diálogo entre a Saúde e a Educação. Essa iniciativa possibilita a troca de experiências sobre que está mais aos olhos dos trabalhadores de saúde e de educação para que a Prefeitura, na gestão do Município, possa agir em benefício das crianças e dos adolescentes”, declarou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
A proposta do 15º Encontro do PSE é capacitar profissionais para o desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública no Município por meio de palestras sobre as principais questões a serem enfrentadas dentro do contexto escolar. É o que explica a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e coordenadora do Programa Saúde na Escola, Daiany Donaduzzi:
“O Programa Saúde na Escola vem no contexto de promover saúde. São profissionais da saúde e da educação que estão trabalhando juntos, mais uma vez, com os temas propostos pelo Ministério da Saúde. Dentro do ano, nós temos um calendário de atuação que é feito em conjunto com a escola e a saúde. E este 15º Encontro foi pautado pelas demandas que mais chegaram até nós, que se revelam como maiores problemas a serem enfrentados dentro do contexto escolar. Hoje, por exemplo, estamos trazendo pautas que se referem à problemática do uso da tecnologia, às questões dos aspectos emocionais dos adolescentes, estudantes que possuem algum tipo de limitação. Vamos apresentar os fluxos de cuidados para este público”.
Pela manhã, o evento contou com as seguintes palestras: "Infância e adolescência: impactos da superexposição aos riscos do Ciberespaço", com Patrícia Reis; "Emoções frequentes na adolescência: como lidar?", com Paula Cassel; e "Adolescência e desenvolvimentos", com César Bridi. Pela tarde, às 13h30min terá início a palestra "Programa TEAcolhe: matriciamento em Transtorno do Espectro Autista nas redes de assistência social, educação e saúde", promovido pela Equipe TEAcolhe. Já às 15h30min, ocorrerá a Palestra "Fluxos e encaminhamentos para a rede intersetorial", por Marlon Marinho e Estêvão Yamin.
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação, busca contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica.
Foi instituído em 5 de dezembro de 2007 pelo Decreto n° 6.286 , e atualmente regulamentado pela Portaria Interministerial n.º 1.055 de 25 de abril de 2017. Atualmente, são 93 escolas públicas, municipais e estaduais, pactuadas com o PSE em Santa Maria.
Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria