Notícias
03/08/2023 03/08/2023 21h36m
Pelo Mês da Cultura 2023, comunidade da Nova Santa Marta recebe oficinas de teatro e dança

Entre atores e dançarinos, a comunidade do Bairro Nova Santa Marta, pode aprender novas práticas culturais em oficinas gratuitas oferecidas na Praça CEU Sandra Feltrin
Promulgada em 1999, a Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM), foi criada para fomentar a produção cultural no Município. Para além da legislação, Santa Maria também é conhecida como Cidade Cultura, e, dessa forma, o mês de agosto foi intitulado como o Mês da Cultura. Com o objetivo de promover o acesso à cultura a todos, descentralizando o acesso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste mês oficinas de Ballet Clássico e Teatro, com contrapartida aos editais da LIC-SM de 2023.
As atividades ocorrem na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sandra Feltrin, localizada junto ao CRAS Oeste (Rua Manoel Mallmann Filho, 161 – Bairro Nova Santa Marta). Ministradas pela professora Bia Isaia do projeto Dançando para Educar, as aulas de ballet ocorrem às segundas e quintas, das 14h até as 16h40min, totalizando quatro encontros. Foram ofertadas 20 vagas para a comunidade, de forma gratuita.
Bia atua há mais de 15 anos, junto ao projeto Dançando para Educar. Ela destaca que promover ações como estas, são de extrema importância, uma vez que as crianças presentes nas oficinas são incentivadas a conhecer mais sobre arte, dança e práticas físicas. Além de salientar que a turma estava dividida de forma igualitária entre meninos e meninas, o que não é tão comum se tratando de ballet clássico.
“É dessa forma que desenvolvemos cidadania, alimentamos nossa alma”, justifica.
A professora comenta ainda que amou ministrar as aulas, e que sua equipe se mostrou muito receptiva para novas parcerias no local, devido a dedicação e motivação das crianças.
Nesse momento, foram oferecidos aos alunos, aulas de Iniciação à Dança Clássica, nas quais são feitos aquecimentos, exercícios de motricidade (conjunto de funções que permitem o movimento e o deslocamento do corpo). Na próxima oportunidade, será apresentado às crianças o repertório de grandes ballets, como o Quebra Nozes. Na última aula, os alunos, com ajuda da professora, desenvolverão uma coreografia, para, posteriormente, se apresentarem.
O coordenador pedagógico do centro social Marista Santa Marta, Tainan Silva do Amaral, levou 13 alunos para oficina de ballet, das turmas de 6 a 8 anos. E conta que sempre ficam muito felizes quando recebem convite para participar das oficinas disponibilizadas pelo CRAS.
“Por sermos uma unidade social que está localizada na região Oeste, é sempre bom quando as crianças da comunidade são beneficiadas, por meio de editais de fomento à cultura. Suas turmas participaram também da oficina de teatro, que ocorreu na terça-feira, dia 1º de agosto, no mesmo local”, comenta.
As crianças contempladas se mostraram receptivas e contentes com a prática, até então, desconhecida por muitos. A aluna do Centro Social Marista Santa Marta Tiele da Silva, de 8 anos, conta que gostou tanto das aulas, que agora pretende iniciar práticas de ballet.
“Achei as aulas muito legais, e gostei muito”, declarou.
OFICINAS DE TEATRO
Nesta terça-feira (1º), a comunidade recebeu a oficina para jovens iniciantes em teatro, ministrada pelo professor Felipe Martinez, referente ao projeto “Três peças para dois”, também, vinculado ao edital 003/2022 Funcultura da Prefeitura de Santa Maria. Ao todo, 20 alunos participaram da oficina. O professor conta que as crianças adoraram, além de serem super criativos nos processos. Ele também destaca o fato do “Três peças para dois” sempre participar de atividades com comunidades.
Confira aqui toda a programação do Mês da Cultura 2023.
Texto: Tatiane Paumam (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria