Notícias
20/07/2023 20/07/2023 15h13m
Fórum Municipal de Usuários do Sistema Único de Assistência Social de Santa Maria completa um ano

Comemoração ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social
Santa Maria comemora nesta quinta-feira (20) um ano de instalação do Fórum Municipal de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FMUSUAS). Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou um encontro entre integrantes do Fórum e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no período da manhã, no auditório da pasta municipal.
“É uma imensa alegria estar aqui com vocês para comemorarmos o primeiro ano de funcionamento do Fórum Municipal de Usuários do SUAS. A gente tem consciência do quê precisa e temos mais para avançar. Mas, para isso, precisamos nos manter unidos, conectados, caminhando juntos para conseguirmos ir cada vez mais adiante para, assim, termos uma cidade e uma sociedade cada vez melhor”, salientou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, no ato de comemoração.
O secretário de Desenvolvimento Social agradeceu a presença de todos e garantiu que o momento era para os usuários do SUAS.
“Este espaço é para voz e vez de vocês. O protagonismo hoje é todo dos usuários do sistema, porque não existem políticas públicas sem vocês. Nós só poderemos melhorar, ouvindo as demandas que vocês nos apresentarem”, pontuou o titular da pasta.
Em seguida, usuários do SUAS fizeram suas felicitações ao FMUSUAS e compartilharam as demandas ao sistema. A mesa foi composta pelo usuário da Casa de Passagem Maria Madalena Saimon Rodrigues; o representante do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia Leonel Pacheco; a suplente do Fórum Estadual dos Usuários do SUAS, Rejane Rodrigues. E a representante da População Idosa do Grupo Envelhecer e Viver Santa Silva Soares; a conselheira fundadora do Fórum Nacional de Usuários do SUAS e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Lopes; e o conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social e representante do segmento dos usuários do SUAS, Ray Góes.
Além do prefeito em exercício e do secretário municipal de Desenvolvimento Social, estavam entre as autoridades presentes o diretor do Departamento de Assistência Social do Estado, Bechara Miranda, como representante do secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel; a coordenadora estadual de Proteção Básica da Secretaria Estadual de Assistência Social, Ana Maria Almeida Duarte; o coordenador do Cadastro Único (CadÚnico) do Estado, Edgar Vargas; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andreia Silva; e o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro.
O FÓRUM
O FMUSUAS é um espaço coletivo de organização política de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de caráter permanente, que se constitui por meio de diferentes formas de representações de Usuários e Organizações Nacionais de Usuários. Está vinculado ao Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (FNUSUAS), que foi instituído na Reunião Decentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social, realizada em Salvador, em novembro de 2014. Foi implementado pelos usuários do SUAS reunidos na Plenária Nacional histórica daquele ano.
Assim como os Fóruns Estadual e Nacional, o Fórum Municipal de Usuários do SUAS tem como finalidade fazer a articulação política e contribuir para o empoderamento do usuário, bem como representar o coletivo dos usuários e usuárias do SUAS nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle social e gestão do Sistema Único de Assistência Social.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria