Inicial > Notícias > Primeira semana da 50ª edição da...

Notícias

03/05/2023 04/05/2023 14h12m

Primeira semana da 50ª edição da Feira do Livro conta com movimento de escolas e consumidores


Movimentação no evento literário é considerado bom pelos organizadores e feirantes, mesmo com chuvas em Santa Maria

A primeira semana da 50ª edição da Feira do Livro, que ocorre na Praça Saldanha Marinho até 13 de maio, tem se mostrado um grande atrativo para os moradores de Santa Maria. Mesmo com a chuva, o movimento de escolas, famílias e amantes de livros tem sido intenso. A Feira funciona das 13h30min às 19h30min, de domingo à sexta-feira, e das 10h às 19h30min, aos sábados.

Na tarde desta quarta-feira (3), quase todas as 237 cadeiras da plateia do Theatro Treze de Maio estavam ocupadas por crianças encantadas pelo espetáculo “O Museu Desmiolado”, do poeta e cantador Alexandre Brito. As apresentações no Theatro fazem parte da programação da Feira do Livro.

Para Denise Copetti, produtora cultural da Feira do Livro, o Livro Livre - ação que ocorre durante todos os dias da Feira, às 19h - é ideal para aproveitar em família.

"As agendas da noite são para todas as idades. O Theatro é protegido da chuva, então, vale juntar a família e ir conferir os espetáculos que estão acontecendo”, comenta a produtora cultural.  

Espaço Infantil

Para Naftali Bianchini, que está na banca Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) pelo terceiro ano consecutivo, nem as fortes chuvas são capazes de tirar as crianças da Praça.

"As escolas estão vindo bastantes, o movimento na área infantil está bem bom. Os alunos ficam bem felizes, dá para ver”, relata a vendedora.

Durante a semana, segundo Naftali, as vendas no estande são menores, cerca de 40 livros por dia. Aos finais de semana, o número aumenta para 70 livros comercializados durante o dia. 

Para muitas crianças, a Feira do Livro não é apenas um espaço de cultura, leitura e integração, mas, também uma oportunidade de conhecer espaços novos de Santa Maria.   

“Para as crianças da rede municipal, a realização da feira é muito importante. Muitas delas estão saindo do seu bairro pela primeira vez, essa dinâmica de vir até o centro, visitar e ser acolhida em um espaço que foi pensado para elas é muito importante", explica Letícia Zenker, Bibliotecária da Secretaria de Educação. 

THEATRO TREZE DE MAIO

Nesta quinta-feira (4), às 14h30min, ocorre a Tarde Inclusiva: Contação de história e cinema. Às 19h, o Cine TV OVO: áudio e memórias, apresenta o documentário Cidade de Lona, durante o Livro Livre. 

Na sexta-feira (5), o Theatro recebe o espetáculo Kiriku: a lenda do menino guerreiro, às 14h30min, e a autora do livro Gauchismo Líquido: reflexões contemporâneas sobre a cultura do Rio Grande do Sul” (2022), Clarissa Ferreira, para um bate-papo com música, às 19h. Demais atividades podem ser conferidas pelo Link

A 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por intermédio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN);  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). A Feira  tem patrocínio da Corsan - Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed e seu financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Texto: Bruno Bandeira Vargas
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial