Inicial > Notícias > Projeto Contar e Encantar Histórias 2023...

Notícias

17/04/2023

Projeto Contar e Encantar Histórias 2023 encanta alunos de escolas municipais de Santa Maria


Biblioteca Pública Municipal deve receber cerca de duas mil crianças por conta do Projeto apoiado pela LIC-SM

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Contar e Encantar Histórias 2023 teve início no dia 14 de abril. Ele ocorre na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, às sextas-feiras, durante todo o ano letivo. 

Segundo a Coordenadora dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, Caroline Leonhardt, o Projeto apresenta como objetivo estimular a reflexão, a análise e a interpretação das crianças. Além de proporcionar aos alunos um contato com diferentes linguagens por meio da ludicidade. 

A iniciativa deve receber cerca de dois mil estudantes da educação infantil e anos iniciais - 1º, 2º e 3º -, de 36 escolas municipais diferentes. Serão contempladas duas escolas por dia, uma pelo período da manhã, às 9h e outra pela tarde, às 14h30min.  

Daniela Varotto é a atriz e contadora de histórias responsável por desenvolver e passar às crianças toda a emoção pertencente aos livros, NUANG: caminhos da liberdade, da escritora Janine Rodrigues, e OBAX, de André Neves. Por meio do lúdico ela é capaz de ensinar, de maneira sutil e acessível, os alunos sobre histórias com temáticas muito importantes.    

“Quando se teve a proposta do Projeto Contar e Encantar Histórias fizemos questão de selecionar livros com temáticas afro, que contassem histórias da África. Queremos ampliar e discutir este tema”, relata Caroline.  

Os alunos dos anos iniciais conhecem a história de uma menina negra, que foi sequestrada e escravizada, chamada Nuang. E para os estudantes da educação infantil, a narrativa contada é a da menina OBAX, uma jovem negra, exploradora, de imaginação ilimitada. 

No primeiro dia do evento, além da contação de história, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rejane Garcia Gervini realizaram uma atividade pedagógica, fizeram um lance e receberam um material de apoio pedagógico para aprender e se divertir em casa. Ações que devem se repetir em todos os dias de evento. 

Para Satiane Goulart, vice-diretora da Escola Rejane Garcia Gervini, desde a saída do colégio até o seu retorno, o dia é muito marcante para os alunos: “Só tu sentar junto com o colega no ônibus e observar os prédios, coisa que muitos nunca viram, já é algo incrível pra eles. Além de chegar aqui e ter este projeto incrível acontecendo, com certeza vai eternizar memórias”. 

Junto às memórias, com certeza, ficará eternizado nas crianças o ambiente existente na Biblioteca Municipal. Mais um dos vários objetivos do Projeto Contar e Encantar Histórias. 

“É muito importante os alunos saberem que a Biblioteca está de portas abertas para eles. Temos um acervo grande de livros e eles podem vir aqui quando quiserem”, diz a Produtora Cultural responsável pelo evento, Maristela Tomazetti.

Texto: Bruno Bandeira Vargas
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial