Notícias
11/04/2023 11/04/2023 16h59m
Executivo recebe representantes do Legislativo e do Grupo de Mulheres com Fibromialgia

Projeto que contempla os pacientes está em tramitação na Câmara de Vereadores
O prefeito Jorge Pozzobom esteve reunido com a secretária-adjunta da Saúde, Ana Paula Seerig, com os vereadores Valdir Oliveira e Adelar Vargas e representantes do Grupo de Mulheres com Fibromialgia de Santa Maria. A reunião, na tarde desta segunda-feira (10), para tratar de demandas ocorreu no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal.
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, cansaço, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
O vereador Valdir Oliveira reforçou o projeto de lei 9.566, que tramita no Legislativo e dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em Santa Maria. O projeto está em regime de urgência para votação e é de autoria do vereador Adelar Vargas dos Santos.
“Assim que conseguirmos aprovar a lei, gostaríamos que desse celeridade para que seja colocada em prática. Outra demanda importante seria a possibilidade de o Município disponibilizar um local com espaço de referência para a troca de informação e experiências entre os pacientes”, solicitou Oliveira.
A gestora do Grupo de Mulheres com Fibromialgia, Carol Cunha, aproveitou a reunião para falar das dificuldades das pessoas portadoras da doença e pediu apoio do Executivo e do Legislativo. Em Santa Maria, há mais de 300 pessoas com fibromialgia.
“Gostaríamos de ver a possibilidade de inserir a fibromialgia como prioridade no atendimento em unidades de saúde do Município. Também buscamos auxílio como ajuda no transporte para o deslocamento até a fisioterapia”, disse a gestora Carol, que esteve acompanhada de integrantes do Grupo.
A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, ouviu as demandas e anunciou que a pasta é ciente das necessidades dos pacientes, fala reforçada pelo prefeito Jorge Pozzobom.
“Sabemos da necessidade que todos enfrentam e vamos procurar agilizar algumas demandas. Uma das prioridades é viabilizar a possibilidade de acesso ao vale-transporte para que os pacientes que necessitam de fisioterapia. Outra ideia é fazer um cadastro geral com o nome de pacientes com laudo médico da doença. Assim, futuramente ajudará no atendimento e acolhimento dos pacientes”, ressaltou o prefeito.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria