Notícias
11/04/2023 11/04/2023 15h37m
Escola Emaet comemora aniversário de 41 anos com programação para toda a comunidade

As atividades são gratuitas e buscam promover a aproximação da comunidade com a instituição
A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) completa 41 anos de trabalho na comunidade santa-mariense, oferecendo gratuitamente, arte, educação e cultura a crianças a partir dos 7 anos, adolescentes, adultos e idosos. Localizada na Rua Manoel Ribas, na Vila Belga, a escola possui cerca de 370 alunos e 31 turmas, sendo desenvolvidas atividades de música (violão, teclado, canto coral, e práticas musicais), artes cênicas (teatro, circo e malabares) e artes visuais (artes visuais, história da arte e escultura).
Em comemoração a data, uma programação especial, denominada por “Criativos, escola e arte em movimento“ estará sendo realizada. Oficinas de arte na rua, intervenções teatrais, apresentações musicais, exposições e feiras fazem parte da comemoração, que é aberta ao público e sem a necessidade de inscrição prévia (confira abaixo as atividades).
“O Evento Arte na Rua será uma grande festa para comemorar o aniversário da escola. Pensamos nesse movimento, na rua da escola, na Vila Belga, por buscarmos e acreditarmos numa escola democrática, que estabeleça um diálogo com a cidade e com a comunidade, a fim de fortalecer os laços de pertencimento entre escola, professores, alunos e a comunidade em geral. Nesse sentido, a ideia é que tenhamos uma tarde de interação entre as artes. Será comemorado ainda, juntamente com a Associação de Moradores da Vila Belga, os 116 anos da Vila Belga.”, pontua a professora de música e coordenadora da escola, Jade Schneider.
A Emaet foi criada por um grupo de jovens estudantes do curso de artes com a proposta de atender gratuitamente pessoas que não tinham acesso a arte. Em 18 de março de 1982, foi inaugurada a "Escolinha de Artes do Município". Inicialmente, a sede era junto ao Centro Cultural, hoje o Theatro Treze de Maio. Mais adiante, transformou-se em Instituto de Artes e hoje é a Escola Municipal de Artes.
"Devido ao histórico de andanças, percebe-se a importância da escola se localizar numa zona central pois, desde a fundação, tem o objetivo de atender pessoas de todas as regiões da cidade, a importância de estar num local centralizado, oportunizando a todos o acesso à arte e cultura. Durante esses 41 anos, mudou de nome, endereços, professores, diretores e alunos, muitas transformações, lutas, alegrias, dificuldades. Sua essência continua linda e seu objetivo maior está vivo: proporcionar a oportunidade de vivenciar a arte em qualquer idade, tempo, espaço, condição social, a EMAET acolhe a todas diversidades, essa casa que vibra arte, que emana o amor através da cor, do som e do movimento, uma escola que abraça, cura e permite o ser SER quem é,trazendo o olhar da alma das pessoas através da arte”, destaca a supervisora pedagógica da instituição, Elionice Dias Machado.
Confira abaixo as atividades:
Quarta-feira (12), às 16h: Cortejo, com saída da praça Saldanha Marinho em direção à escola. Trata-se de uma intervenção artística realizada pelos alunos da escola, em formato de ‘cortejo’, com o objetivo de mobilizar e convidar a comunidade de Santa Maria para o evento Arte na Rua.
Sábado (15), às 16h30min, na Rua Manoel Ribas, 1.900: Arte na Rua, com oficinas de arte, intervenções teatrais e apresentações musicais, feiras de artes e exposições de artes visuais. A atividade vai contar ainda com expositores do Brique da Vila Belga.
De 26 de abril a 10 de maio: Exposição de Artes Visuais na Câmara de Vereadores (Rua Vale Machado, 1.415)
Texto: Tatiane Paumann (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria