Notícias
15/12/2022 15/12/2022 16h05m
Prefeitura cede imóvel para centro de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade SOS Vida

Insituição existe há mais de 10 anos e atua em Ijuí
Dentro de pouco tempo, o Município terá mais um local para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na tarde desta quinta-feira (15), o prefeito Jorge Pozzobom assinou o termo de permissão de uso de um imóvel da Prefeitura de Santa Maria, localizado no Bairro Camobi, pelo Instituto Humanitário e Educativo SOS Vida, de Ijuí. A assinatura foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, junto a Marcelo Meneghini, presidente do SOS Vida, além de Sandro Itamar, Denise Mendes e Rosane Meneghini, também integrantes da instituição.
“É um prazer poder colaborar com esse projeto que traz corresponsabilidade social e humana. Fico feliz porque vejo que em Santa Maria estamos conseguindo muitas contrapartidas de pessoas que se importam com o próximo. Vamos estar juntos com essa iniciativa e ajudar no que for possível”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.
Segundo o secretário João Chaves, a instituição vem para o Município com uma década de experiência cuidando e reabilitando pessoas em Ijuí.
“É uma proposta muito importante para tentar reduzir o retorno das pessoas para a rua e para o vício. Agora teremos mais esse cuidado com as pessoas. A gente acredita que essas pessoas precisam desse acolhimento e esse espaço vai ser uma passagem para uma vida nova de pessoas que sofrem com a dependência química”, afirma.
Marcelo Meneghini explicou que é um serviço voluntário que tem o objetivo de prevenção e acolhimento a pessoas que são sozinhas e passam por problemas com drogas ou mesmo não possuem um lar.
“A gente busca entender o processo de porque as pessoas estão nessa situação, se tem família, se não tem, se é possível ser acolhido pela família. Queremos trazer esse modelo de Ijuí, que tem dezenas de acolhidos que precisam de um lar, cozinha comunitária que atende 80 pessoas por dia”, afirma.
O Instituto Humanitário e Educativo SOS Vida tem dois locais em Ijuí, onde atende pessoas em reabilitação de dependência química que vivem em situação de rua e acolhem crianças em situação de vulnerabilidade. O serviço do SOS Vida em Santa Maria deve iniciar nos próximos meses, após a adequação do imóvel para as atividades.
Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria