Notícias
21/12/2021 21/12/2021 17h02m
Hospital Casa de Saúde abrigará o primeiro ambulatório transexualizador do Interior do Estado

Iniciativa se dá por meio do Programa Assistir, do governo do Estado
Moradores de Santa Maria e região passam a contar com uma importante referência para as pessoas trans. Na manhã desta terça-feira (21), foi inaugurado o primeiro ambulatório transexualizador, que está abrigado no Hospital Casa de Saúde, uma instituição que presta serviços à comunidade, disponibilizando atendimento de diversas especialidades 100% SUS. Representantes da Prefeitura de Santa Maria acompanharam a atividade.
“O que está acontecendo é um marco para o Município. Tenho orgulho de fazer parte desta conquista que tem como objetivo a valorização das pessoas. Estamos celebrando a vida”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do secretário de Saúde, Guilherme Ribas.
A equipe técnica responsável pelo atendimento no ambulatório recebeu, durante três meses, capacitações que permitem aos profissionais uma abordagem adequada no acolhimento ao público trans. O serviço, implementado com recursos estaduais do programa Assistir, é focado no atendimento clínico e psicossocial das pessoas que queiram fazer a transição de gênero com tratamento hormonal.
Agendamentos
A agenda do ambulatório para o mês de janeiro estará aberta a partir da tarde desta terça-feira (21). Os usuários terão disponíveis atendimento clínico, psiquiátrico e endócrino. As consultas serão via agenda, reguladas pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Para isso, é preciso procurar a Unidade de Saúde de sua referência para que o atendimento seja encaminhado via regulação.
A presidente da Associação Franciscana de Assistência a Saude (Sefas), que faz a gestão do Hospital Casa de Saúde e que também é diretora do hospital, Irmã Liliane Pereira, ressalta a importância dos esforços mútuos que permitiram que, hoje, o hospital abrigasse esse ambulatório tão necessário às pessoas trans.
“Foram 90 dias de trabalho, treinamentos e capacitações para que o ambulatório de fato desempenhe o papel ao qual se propõe, o de acolhimento e cuidado a todo ser humano. É uma grande satisfação fazer parte desta nova jornada”, explica Liliane.
A solenidade também contou com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria Estadual de Saúde, Lisiane Fagundes, do médico endocrinologista do hospital, Rafael Reinehr, dos vereadores Admar Pozzobom e Marina Callegaro, além de demais representantes de instituições.
Texto: Secretaria Extraordinária de Comunicação e Tempórea Comunicação
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretária Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria