Notícias
10/08/2021
Defesa Civil de Santa Maria trabalha com novo Sistema Gerencial de Ocorrências de Desastres

Plataforma desenvolvida pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria tem por objetivo reduzir riscos para a população
Uma plataforma que ofereça mais facilidade no cadastro de ocorrências e eventos causados pela natureza, além de agilizar, poder verificar pontos e situações para buscar soluções, mitigar e reduzir riscos para a população. Assim é o novo Sistema Gerencial de Ocorrências de Desastres, que já está sendo utilizado pela Defesa Civil de Santa Maria desde a última semana.
O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Informações do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) à pedido da Defesa Civil com o objetivo de armazenar as informações geradas pela pasta, sendo um georefencial para a prevenção de desastres. A partir do uso do sistema, será possível gerar relatórios das ocorrências, de mapas para o planejamento e traçar ações de prevenção a desastres que acontecem em Santa Maria. Os dados são armazenados e mantidos pela Secretaria de Tecnologia e Inovação.
O sistema possui outras duas finalidades. A primeira é a gestão das mais diversas ocorrências que são informadas à Defesa Civil, como alagamentos ou queda de árvores. Já a segunda é a gestão de processos para se ter a exata precisão da origem dos pedidos e denúncias das ocorrências, seja via WhatsApp, telefone, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), entre outros. A partir disso, é possível traçar o encaminhado e quanto tempo levará desde a chamada até a solução do problema.
O analista de sistemas da Prefeitura, Fabrício Viero de Araújo, que desenvolveu a plataforma, e a diretora de informação do Iplan, Leila Posser Fernandes, apresentaram o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências de Desastres para o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos.
“Num primeiro momento, nosso trabalho era realizado de forma manual. Depois, as informações sobre locais com alagamentos, registros de inundações e ocorrência de vendaval, por exemplo, eram colocadas numa planilha no computador. Como Santa Maria é um Município grande, desde 2017 realizamos um mapeamento de todas as regiões. No mapa, estão descritos os principais níveis de riscos que apresentam determinadas regiões, além de medidas que devem ser tomadas para diminuir riscos, locais que podem ocorrer mais incidências de destelhamentos de casas com vendavais, onde ficam os rios e arroios. Essas e outras informações armazenadas no sistema vão ajudar o trabalho da Defesa Civil e também das secretarias e órgãos para agilizar a solução de cada problema”, explica Lemos.
O presidente do Iplan, Daniel Pereyron, reforça que o sistema é um avanço que beneficia todo o Município.
“É importante a participação do Iplan nestas demandas institucionais. Ficamos gratos pela oportunidade de poder auxiliar na gestão de processos a partir da experiência vivenciada pelo Instituto de Planejamento”, explica Pereyron.
Projeto futuro
O Sistema Gerencial de Ocorrências de Desastres foi desenvolvido para o uso interno da Defesa Civil, mas a ideia posterior é aproximar os moradores por meio de um canal virtual em que as pessoas poderão informar riscos e problemas que estejam acontecendo em qualquer local de Santa Maria.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Franciele Marinho Querobim/ Iplan e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria