Inicial > Notícias > Patrulha da Solidariedade realiza 16 abordagens...

Notícias

29/07/2021 29/07/2021 23h43m

Patrulha da Solidariedade realiza 16 abordagens a moradores em situação rua nesta quinta-feira (29)


João Alves (Mtb: 17.922)

Busca ativa ocorreu em diversos pontos de Santa Maria, e terá continuidade nesta sexta-feira (30)

A Patrulha da Solidariedade voltou a circular em Santa Maria na noite desta quinta-feira (29), dia em que a cidade, assim como o restante do Estado, registrou baixas temperaturas mais uma vez. Foram realizadas 16 abordagens, e uma pessoa aceitou ser acolhida em uma das casas de passagem do Município. O trabalho de busca ativa e encaminhamento de moradores em situação de rua para as casas de passagem é realizado de forma conjunta por diferentes setores da Prefeitura. Para aqueles que optam por permanecer na rua, a Prefeitura entrega cobertores. 

Entre 19h e 22h30min, a Patrulha da Solidariedade percorreu bairros como Tancredo Neves, Chácara das Flores, Nova Santa Marta, Camobi, Centro, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora das Dores e Boi Morto, passando por pontos que geralmente concentram cidadãos em vulnerabilidade. 

A equipe contou com o auxílio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para obter a localização do público-alvo. Os servidores explicavam às pessoas as consequências de ficarem expostas ao frio e, a partir disso, faziam o convite para que elas aceitassem ir até as casas de passagem, onde cuidadores e voluntários tentam recuperar vínculos familiares e sociais. 

“Seguimos os mesmos moldes do trabalho realizado na quarta-feira (28), mas, desta vez, dividimos os locais de atuação entre as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social. Hoje, encontramos menos pessoas nas ruas. O trabalho está dentro das expectativas. Sabemos da complexidade do serviço. É quase como uma guerra. A noite é muito atraente para quem está na rua”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves. 

As ações da Patrulha da Solidariedade seguem até esta sexta-feira (30), a partir das 19h.  Porém, caso houver mais dias de frio intenso na próxima semana, o grupo pode voltar às ruas para reforçar o trabalho de busca ativa novamente. 

Doações

Para oportunizar melhores condições para as pessoas em situação de rua, o Executivo Municipal solicita a ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e outros itens. Os donativos vão auxiliar as pessoas a se acomodarem nas casas de passagem durante a noite. Assim, itens de higiene pessoal, roupas de cama e agasalhos são muito bem-vindos.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até sábado (31). O CDM também passa a ser a central de recebimento dos donativos para a Patrulha da Solidariedade.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203.

A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Ciosp e do Gabinete de Governança.

PATRULHA DA SOLIDARIEDADE
- Como ajudar: com doação de colchões de solteiro, roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente e de cabelo, xampu, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros) e de limpeza (água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros).
- Onde entregar as doações: no Centro Desportivo Municipal (CDM), até esta sexta-feira, das 9h ao meio-dia.
- Telefones para doações: Para solicitar que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busque as doações os contatos são (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203
- Para pedir ajuda: o telefone 153 é para informar onde estão as pessoas em situação de rua

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) e Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial