Notícias

28/07/2021 29/07/2021 00h05m

Patrulha da Solidariedade acolheu seis pessoas em situação de rua na noite desta quarta-feira (28)


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Ação registrou 20 abordagens em diversos pontos de Santa Maria

A Prefeitura intensificou a Patrulha da Solidariedade na noite desta quarta-feira (28), que registrou temperaturas muito baixas em Santa Maria. Ao todo, foram feitas 20 abordagens, com o encaminhamento de seis pessoas em situação de rua para casas de passagem. A iniciativa segue até sexta-feira (30).

A ação, que ocorreu das 19h às 22h30min, foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em conjunto com outras pastas e setores do Executivo Municipal. A equipe percorreu diversos pontos da cidade, realizando abordagens e acompanhando as pessoas para evitar as consequências do frio a quem tem a rua como domicílio.

“Quem aceitou ir para as casas de passagem teve o encaminhamento correto, mas não podemos obrigar ninguém. Para aqueles que não quiseram ir, foram entregues cobertores para ajudar a amenizar o frio. Esta primeira noite de ação teve bom resultado, com um terço de aceitação ao convite”, reforça o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Para a psicóloga Maria Conrado, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do Município, a tarefa não é tão fácil quanto se imagina:

“Nós conhecemos a dinâmica deste público e muitas vezes eles não querem ir para as casas de passagem porque não querem seguir as regras. E quem não conhece e não entende essa dinâmica, idealiza e romantiza muito a situação imaginando que as pessoas em situação de rua vão aceitar facilmente o convite. É um trabalho difícil, mas necessário para tentarmos garantir um pouco mais de conforto e segurança para este público”, reforça Maria, que realizou as abordagens junto com a assistente social Annie Jacques e outros servidores municipais.

As abordagens da Patrulha da Solidariedade ocorreram nos bairros Centro, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário e Camobi, em locais que, com frequência, registram permanência de pessoas. A equipe também recebia as localizações via chamados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Acompanhados da Guarda Municipal, os profissionais explicavam às pessoas em situação de rua as consequências de ficarem expostas ao frio. A partir disso, faziam o convite para se dirigirem a uma das casas de passagem, onde cuidadores e voluntários tentam recuperar vínculos familiares, demonstrando o cuidado com a população de Santa Maria. Um dos acolhidos pôde levar seus dois cães para uma das instituições.

DOAÇÕES
A Patrulha da Solidariedade seguirá nesta quinta (29) e sexta-feira (30), das 19h às 22h. Para oportunizar melhores condições para as pessoas em situação de rua, o Executivo Municipal solicita a ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e outros itens. Os donativos vão auxiliar as pessoas a se acomodarem nas casas de passagem durante a noite. Assim, itens de higiene pessoal, roupas de cama e agasalhos são muito bem-vindos.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até este sábado (31). O CDM também passa a ser a central de recebimento dos donativos para a Patrulha da Solidariedade.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203.

A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Ciosp e do Gabinete de Governança.

PATRULHA DA SOLIDARIEDADE
- Como ajudar: com doação de colchões de solteiro, roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente e de cabelo, xampu, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros) e de limpeza (água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros).
- Onde entregar as doações: no Centro Desportivo Municipal (CDM), segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia.
- Telefones para doações: Para solicitar que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busque as doações os contatos são (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203
- Para pedir ajuda: o telefone 153 é para informar onde estão as pessoas em situação de rua

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial