Notícias

03/05/2021 11/05/2021 17h07m

Prefeitura está com inscrições abertas para o 1º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria


Imagem: Divulgação/Prefeitura

Evento faz parte da programação do Viva Santa Maria e tem como foco desafiar ciclistas a percorrerem pelas belezas culturais do Município

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, abriu, nesta segunda-feira (3), as inscrições para o 1º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria, que podem ser feitas pelo site do evento até 13 de maio. O evento é gratuito, e a proposta é realizar uma ação esportiva adequada ao momento atual e que estimule o exercício físico, a integração dos ciclistas e valorize pontos de cultura da cidade. 

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, explica que são 16 dias, de 15 a 30 de maio, para realizar o desafio de percorrer até 31 pontos da cidade. Os ciclistas podem se inscrever em quatro categorias: iniciante, intermediário, avançado e paraciclismo. O evento está limitado a 400 vagas no total, pois todos os participantes recebem medalha.

“São mais de 30 pontos turísticos e culturais de Santa Maria que foram mapeados. Os ciclistas têm 16 dias para percorrer e fotografar o maior número de pontos. A foto não precisa ser muito elaborada, pode ser uma selfie do ciclista em frente ao ponto. A submissão da foto e de print de app que registra o percurso de bike no site do Circuito vai somar os quilômetros percorridos pelo participante. Não é um desafio contra o relógio, é de georreferenciamento”, esclarece Gilvan.

Os primeiros cinco colocados em cada categoria vão ganhar brindes, além de medalhas. Os classificados serão os ciclistas que visitarem mais pontos no período dos 16 dias. Gilvan destaca que o número de quilômetros rodados será utilizado para desempate caso os concorrentes colocados entre os primeiros tenham visitado a mesma quantidade de pontos. 

A pandemia de Covid-19 nos exige atenção e cuidado. O Circuito Pedal e Cultura é pensado para que as pessoas possam se movimentar, cuidar da saúde física e mental, no momento delicado que vivemos. Contudo, salienta-se que é possível praticar o ciclismo com segurança, seguindo os protocolos de distanciamento e respeitando o uso da máscara.

O 1º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e integra a programação do Viva Santa Maria 2021. O evento tem apoio de Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar), Solução Visual, Valen Bikes, Fort Bike Shop, Ciclomar Bike Shop, Pro Elite, Go Fit, Windfit, Ciclomoto, Ciclovia, Fam Bikes, Bike Garden e Baita Beca.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Imagem: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial