Inicial > Notícias > Com apoio da Prefeitura, instituições debatem...

Notícias

16/10/2019

Com apoio da Prefeitura, instituições debatem proposta de viabilização de hortas urbanas


Santa Maria conta com um espaço no residencial Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-SM) e a comissão especial de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável da Câmara de Vereadores promoveram um fórum sobre o incentivo à produção de alimentos no meio urbano de Santa Maria. A iniciativa ocorreu na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário do Legislativo, e reuniu os secretários de Desenvolvimento Social, João Chaves, e de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

“As ações de hortas urbanas e periurbanas incentivam a inclusão social por meio da geração de renda da população do nosso Município. Também passa pela questão de saúde, porque a ideia é que esses cultivos ocorram em espaços públicos onde se coloca lixo”, explica o secretário João Chaves.

Além da discussão de temas como a economia no aproveitamento de resíduos orgânicos e a segurança alimentar e nutricional, o fórum contou com a apresentação da iniciativa implantada há cerca de uma década em Maringá (PR). A engenheira agrônoma Samireille Messias falou sobre o programa de Agricultura Urbana e Periurbana daquele município. 

Santa Maria já conta com um projeto-piloto de uma horta comunitária idealizada em 2018. Em um espaço público, a horta mantida por nove famílias do residencial Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon, gera renda aos cuidadores, além de garantir uma alimentação saudável e práticas de integração, conforme afirma o presidente do Comsea-SM, Juarez Feliberto. O espaço foi idealizado por meio de um projeto de extensão da UFSM.

Os representantes do Executivo, que participaram do Fórum, destacaram apoio às futuras iniciativas, inclusive com assistência técnica e profissional por meio de parceria com a Emater. Com base no projeto já existente em Santa Maria de horta comunitária e na lei estadual que institui a Política de Agricultura Urbana e Periurbana, a intenção é que sejam elaboradas diretrizes locais.    

O fórum também contou com a presença dos vereadores Manoel Badke, João Kaus e Celita da Silva. Eles integram a comissão especial de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável do Legislativo.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial