Notícias
25/07/2019 25/07/2019 16h50m
Santa Maria registra em três dias quase toda quantidade de chuva prevista para julho

Prefeitura monitora regiões que sofreram com alagamento, fiscaliza trânsito e faz levantamento de estragos
A cidade de Santa Maria registrou, nos últimos três dias, 126 milímetros de chuva. A quantidade é quase a prevista para todo o mês de julho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de 145 milímetros para todo o mês.
Com isso, na manhã desta quinta-feira, frentes de trabalho da prefeitura se mobilizam para monitorar regiões que sofreram com alagamentos, fiscalizar o trânsito e levantar outros problemas causados pela chuva, como danos no asfalto.
A Secretaria de Município de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), divulgou que os semáforos não apresentaram problema, diferentemente do que ocorrreu na quarta-feira, quando uma pane elétrica deixou dois deles em situação de amarelo intermitente (piscante). O conserto se deu assim que a chuva deu trégua, ainda que temporária.
A Defesa Civil Municipal voltou a monitorar a Região Sul da cidade, a mais impactada pela chuva. Moradores dos bairros Lorenzi, Tomazetti e Dom Antônio Reis sofreram com alagamentos. No entanto, segundo o superintendente da pasta, Adão Lemos, a situação, nesta quinta, está sob controle.
Ele esteve presente na fiscalização do caso de um muro de um prédio na Rua Dr. Pantaleão, Centro, ao lado do Centro Administrativo Municipal, que caiu com a chuva. De acordo com Lemos, a obra ao lado pode ter contribuído para que a estrutura caísse. Ele enfatiza, no entanto, que, agora, a obra não oferece risco para os moradores ou trabalhadores.
Também entregou lonas para uma escola municipal que teve um conjunto de telhas arrancado durante o mau tempo. Já na Rua Alcides Roth, no Bairro Santa Marta, Região Oeste da cidade, o entupimento de uma tubulação de esgoto causou o algamento de uma casa e fez com que um buraco fosse aberto na calçada. O buraco foi isolado e sinalizado. Uma equipe técnica da prefeitura deve avaliar a região.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos faz um levantamento de estragos. Um caso que impacta o trânsito é o de um buraco no asfalto da Rua do Acampamento, no Centro, quase esquina com a Avenida Nossa Senhora Medianeira.
Cuidados
Para ajudar a população, a prefeitura disponibiliza o guia “Como agir em casos de desastres naturais”. A publicação conta com dicas de segurança em casos de alagamentos, choques elétricos, deslizamentos de terra, granizo, entre outros.
Contatos
- Defesa Civil Municipal: (55) 3222-5192, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h
- Central Municipal de Monitoramento 24h: 153
- Defesa Civil Estadual: (51) 3210-4219 ou 199
Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: Defesa Civil Municipal
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria