Inicial > Notícias > Grupo de Gestantes promove palestra sobre...

Notícias

13/03/2019

Grupo de Gestantes promove palestra sobre maternidade real na Casa de Saúde


Foto: Deise Fachin

As dificuldades e situações reais que são enfrentadas durante a gestação foram discutidas na palestra

A gravidez é processo de descobertas e novidade na vida de mães e pais. Além disso, é nesse período que surgem dúvidas e expectativa com a chegada de uma nova vida. Pensando em colocar em discussão os processos reais que acontecem durante a gravidez, o grupo de Gestantes da Casa de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (13), mais uma palestra sobre gestação e maternidade.

A iniciativa já acontece há dois anos e, desde o ano passado, as Unidades de Saúde do Município têm participado da ação, cujo principal objetivo é mostrar, de forma prática e ilustrativa, as muitas situações vividas por mamães no decorrer da gestação. O grupo divulga os dias das atividades, mensalmente, pela página da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas).

A residente de enfermagem obstétrica Isís de Lima Rodrigues ressaltou a importância do grupo na desmistificação dos assuntos relacionados a gravidez.

“Existem questionamentos que aparecem durante a gravidez e que, às vezes, em uma consulta, a gestante fica receosa. Aqui no grupo, é possível tirar essas dúvidas de forma mais humorada, fazendo com que as grávidas se sintam acolhidas para tirar suas dúvidas”, conta Isís.

Neste mês, a Unidade Estratégia Saúde da Família Vitor Hoffman participou da ação, que contou com encenação da médica Maria Luisa Cella, que trabalha há 10 anos na área. Durante a palestra, a médica abordou todas as fases da gestação, das contrações até o parto.

“A encenação ajuda as gestantes a entender melhor o processo e as possibilidades que elas têm, além de dar à palestra momentos de descontração. Colocar-se no lugar delas como estou fazendo, humaniza e torna real o aprendizado”, diz a médica. 

A atendente Maria Fabiana Lacerda, 36 anos, está na sua segunda gestação, depois de 16 anos. Para ela, foi muito produtiva a participação no grupo, pois a ajudou a ver outras possibilidades de parto que ela não havia pensado. Ela foi acompanhada do marido e da Agente de Saúde da Unidade Cristiane Dutra.

“Cheguei aqui pensando que ganharia de parto cesariana, mas, com as explicações de hoje, eu entendi que é possível ganhar de parto normal”, comentou a gestante.

Na edição deste mês, os pais também marcaram presença no grupo, o que, para as mamães, ajuda a dividir os medos e as expectativas do momento, como é o caso da cabelereira Paola Deprá, que está com 32 semanas de gestação.  Ela conta que o marido participa de todas as etapas para ajudá-la.

“É a primeira vez que venho no grupo, e foi uma experiência positiva, já que consegui tirar muitas dúvidas. Meu esposo, quando soube que eu viria, quis vir junto. Ele me acompanha muito. Isso dá segurança”, ressaltou Paola.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Natalie Aires
Edição: Thaise Moreira (Mtb 9.818)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial