Notícias
23/07/2018 23/07/2018 15h08m
Unidade São Francisco trabalha na transição para o modelo de Estratégia Saúde da Família

Desde esta segunda-feira, local já atende com três equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários
Seguindo as normativas e determinações da Política Nacional de Atenção Básica, que prevê a migração gradual das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tradicionais para o modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o Brasil, a Prefeitura de Santa Maria está trabalhando na transição da Unidade São Francisco para o modelo de ESF, ampliando os atendimentos nas Região Leste do Município. Desde esta segunda-feira (23), o local já atende no novo formato, adequando processos, equipe e métodos de trabalho.
A Unidade São Francisco é a primeira do Município a passar pela transição. O local atenderá com três equipes de Saúde da Família, sendo que atuarão, na unidade, três médicos de família (uma servidora e dois residentes, ambos com 40 horas semanais, que tem qualificação para atender qualquer usuário – homem, mulher, criança, idoso e gestante por exemplo), duas enfermeiras de Saúde da Família, duas técnicas de Saúde da Família e quatro agentes comunitários de Saúde, todos servidores aprovados no último concurso da Prefeitura. Para completar a equipe, o Executivo busca ainda a contratação de mais uma enfermeira e uma técnica de Saúde da Família, além de dois agentes comunitários.
“A implantação das Estratégias de Saúde da Família é uma orientação do Ministério da Saúde e faz parte também do plano de Governo do prefeito Pozzobom. Temos que ir avançando nesta questão e implantando novas equipes. Na ESF São Francisco, teremos três equipes em atuação, pois a região é uma área vulnerável do Município, que necessita de cuidado e atenção”, destacou a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte.
Conforme a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, o modelo de Estratégia Saúde da Família é considerado, por meio de estudos, mais resolutivo na atenção ao usuário, pois estreita o vínculo do paciente com a Unidade de Saúde, atua no contexto da família como um todo, promove a continuação do cuidado, além de conseguir traçar um perfil epidemiológico da região de atuação.
“Para a população, a transição para o modelo de ESF é um ganho gigante, pois será intensificado o trabalho de promoção e prevenção de Saúde. Estaremos mais próximos do usuário, teremos condições de acompanhar o histórico do paciente e da família. Temos o agente comunitário realizando visitas domiciliares, promovendo esse elo entre o usuário e a Unidade, além de contarmos com mais profissionais, incluindo médicos de Família, que são extremamente capacitados para atender qualquer ciclo de vida”, explica Suzana.
ATENDIMENTO DIÁRIO E ACOLHIMENTO
A ESF São Francisco está localizada no Residencial Dom Ivo Lorscheiter e atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h (com exceção da quarta-feira, quando o atendimento ocorre apenas pela manhã, em função da reunião de equipe). O local não disponibilizará mais fichas para consultas. No novo modelo, o usuário poderá procurar a Unidade em qualquer horário, passará pelo acolhimento da equipe e, dependendo do tipo de necessidade, poderá ser atendido no mesmo dia ou ser agendado para os dias posteriores.
Conforme Suzana, a ESF Maringá, também localizada na região, seguirá atendendo o público do seu território já definido, que abrange principalmente a Vila Maringá. Já a ESF São Francisco prestará atendimento aos moradores dos loteamentos localizados nos arredores. Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, uma equipe de ESF tem capacidade para atender de 2,5 mil a 3,5 mil habitantes. Assim, a Secretaria de Saúde trabalha ainda no desenho de território que será atendido pela ESF São Francisco. Agentes de Saúde estão percorrendo as residências da região para realizar o cadastro dos usuários.
“Ainda estamos definindo a atuação das equipes, o trabalho de acolhimento e outros processos internos. Sem dúvidas, com o modelo de ESF teremos uma abordagem da família como um todo, o que resultará em um acompanhamento mais resolutivo”, destacou o professor supervisor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da UFSM, Ricardo Haenzelmann, que coordena os residentes atuam na unidade.
PARCERIA COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
A Unidade conta ainda com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujos residentes de Medicina e outros cursos atuam no local, e da Universidade Franciscana (UFN), que atua na área de Odontologia. A equipe da ESF São Francisco também busca implementar no local a Residência Multiprofissional da UFSM, além de profissionais residentes das áreas de Farmácia, Serviço Social, Psicologia e Medicina Veterinária.
A ESF SÃO FRANCISCO
A ESF São Francisco está localizada na Rua Santa Maria, s/nº, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. O local oferece consultas médicas, vacinação, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite e gravidez), procedimentos de enfermagem, pré-natal, puericultura (Saúde da Criança), entre outras ações. O telefone é (55) 3212-8736.
Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria