Notícias
20/02/2018
Guarda Municipal de Santa Maria disponibiliza número de WhatsApp para receber denúncias

Contato direto com a população, via aplicativo, busca reduzir os crimes envolvendo casos vandalismo
Uma das áreas prioritárias do Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin é a Segurança Pública. Para isso, desde o dia 1º de janeiro de 2017, a Administração tem reestruturado um dos setores mais importantes de Santa Maria: a Guarda Municipal. Com o objetivo de receber denúncias sobre vandalismos, pichações e demais atos ilícitos, a Prefeitura de Santa Maria disponibilizou um canal via WhatsApp. Basta o cidadão mandar uma mensagem pelo aplicativo ao número (55) 99217-8122, que a denúncia será recebida na Central de Monitoramento da Guarda Municipal.
A intenção do Executivo é que a população colabore neste processo, fazendo as denúncias com fotos dos atos irregulares, endereços, horários e até mesmo os dias em que ocorreram. Com as informações, a Guarda Municipal poderá deslocar viaturas para coibir a ação ou, posteriormente, identificar os indivíduos para tomar as medidas cabíveis.
“O WhatsApp é uma ferramenta que vem colaborar com a segurança no Município, por isso disponibilizamos este canal à população, para que possamos trabalhar juntos por Santa Maria”, destacou o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes.
Ressalta-se que os santa-marienses também podem acionar a Guarda Municipal pelo número 153.
OUTRAS MELHORIAS
Além de um novo canal de comunicação, a Guarda Municipal tem investido em tecnologias e capacitações e, também, buscou integração com os órgãos de segurança da cidade.
Tecnologias: a Guarda conta com o Circuito Fechado de Televisão, com 72 câmeras sendo monitoradas ao vivo na área central. O Município ainda dispõe de outras 500 câmeras off-line localizadas nas praças, parques, ruas e avenidas.
Capacitação: está sendo criada uma subseção de inteligência na Guarda Municipal. Um profissional já está capacitado para buscar informações ligadas a pichadores e vândalos, os principais locais onde ocorrem os delitos e outros dados que possam ajudar na investigação para encontrar as pessoas que comentem crimes na cidade.
Integração: desde o início do Governo, a Guarda Municipal tem se integrado a outras forças de segurança, como a Brigada Militar e a Polícia Civil. A união de forças já trouxe resultados positivos, tais como a Calourada Segura e a Romaria de Nossa Senhora da Medianeira.
Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria