Inicial > Notícias > Prefeito Pozzobom participa de abertura de...

Notícias

30/10/2017

Prefeito Pozzobom participa de abertura de cápsula do tempo da Escola Augusto Ruschi


Comunidade escolar acompanhou a abertura da cápsula, que foi criada em 2007 (Foto: Deise Fachin)

Atividade faz parte da programação em comemoração aos 31 anos da instituição

 

Euforia, entusiasmo, ansiedade e emoção. Essas palavras definiram a manhã desta segunda-feira (30) dos alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, na Região Oeste. Isso porque a comunidade escolar acompanhou a abertura da Cápsula do Tempo, criada na instituição em 2007. O prefeito Jorge Pozzobom participou deste momento histórico para a escola, junto com representantes da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e da equipe diretiva da instituição.

Uma grande cápsula de concreto foi confeccionada e, dentro dela, outras duas menores, de PVC, guardavam cartinhas, contracheque, estojos, chaveiros, jornais da época e outras dezenas de objetos de alunos do 1º ao 5º ano, professores e funcionários que estavam na escola em 2007. O projeto da cápsula do tempo foi idealizado pelos professores da instituição, com o intuito de ver como a história evoluiria em um período de 10 anos.

“O sentimento é de muita alegria e de satisfação, por ver o caminho de sucesso e a evolução da escola nesses anos”, ressaltou o vice-diretor Danclar Rossato, que, em 2007, era o diretor da instituição.

“Esse é um momento único e muito especial, em que a gente vê colegas e ex-colegas revendo seus sonhos, seus desejos e o que construíram nesse período”, destacou a atual diretora da escola, Maria Antonieta Pistoia Guimarães.

A atividade fez parte da programação em comemoração aos 31 anos da escola. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom lembrou o que fazia no ano em que a cápsula foi criada, e parabenizou a instituição pelo trabalho desenvolvido em Santa Maria. Ainda, ressaltou o empenho dos professores e a aproximação que existe entre a instituição e a comunidade da região.

“A palavra pertencimento sintetiza muito bem a relação que vocês têm com a escola. Poucas são as instituições em que os pais cuidam com amor e dedicação do local e aqui nós temos isso. É uma alegria estar aqui com vocês, participando deste momento. Temos que parabenizar os alunos e, acima de tudo, os professores, que fazem um trabalho essencial dentro da sala de aula, repassando conteúdo e dando amor e carinho aos alunos”, ressaltou o prefeito.

Entre os estudantes, o sentimento era de alegria por poder relembrar o que foi vivido há 10 anos. O jovem Douglas Soares da Silva, 19 anos, reencontrou um estojo e uma carta, já desgastada pelo tempo, que será lida em casa. “É muita recordação, um sentimento muito bom. Eu morava longe, vinha a pé para o colégio, mas eu cresci aqui e esse lugar sempre foi um refúgio. É uma emoção muito grande rever tudo isso”, contou Douglas.

Na abertura do próximo ano letivo, em 2018, a escola fará uma segunda edição da Cápsula do Tempo, e os membros da escola serão convidados a participar do desafio. A nova cápsula deverá ser aberta apenas em 2028.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial