Notícias
25/08/2016 25/08/2016 17h35m
Chegada de contêineres e caminhões abre a transição do novo serviço da coleta de lixo em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMA), deu início, nesta quinta-feira (25), ao processo de transição para o serviço da coleta de lixo na cidade. Desde cedo da manhã, começou a montagem dos primeiros 250 contêineres de um total de 600 que serão distribuídos em todas as regiões do município. A montagem está sendo feita em uma área central da cidade.
Nesta sexta-feira (26), as outras 350 unidades devem chegar na cidade para que também possam ser montadas. Da mesma forma o Aterro Sanitário da Caturrita já recebeu os oito caminhões que farão a coleta convencional de resíduos domésticos. Também estão sendo aguardados os três veículos que atuarão na coleta conteinerizada.
A empresa Cone Sul Soluções Ambientais (Porto Alegre) venceu o certame para a prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares conteinerizados. O valor apontado foi de R$ 9 milhões. Já a empresa Sustentare Saneamento (São Paulo) foi a vencedora da concorrência para a coleta convencional e transporte de resíduos domiciliares e públicos. O valor apontado foi de R$ 14,3 milhões. As duas empresas detentores das melhores propostas financeiras assumirão os serviços pelo prazo de dois anos, podendo ser renovado por mais três anos.
O prefeito Cezar Schirmer reforçou que, com a nova licitação, Santa Maria terá ampliada e qualificada a coleta convencional e conteinerizada de resíduos. “São 100 contêineres a mais e estamos acrescentando novos serviços, como a coleta de bens inservíveis e de animais”, citou o prefeito, que esteve na tarde desta quinta-feira (25) conferindo a montagem dos novos equipamentos, acompanhado do secretário titular da SMA, Antônio Carlos de Lemos.
Na próxima terça-feira (30), a Prefeitura estará reunida com os representantes das duas empresas licitadas para formatar a planta de substituição das unidades da Revita pelos novos equipamentos. Lemos destaque que, além de ampliar a oferta de contêineres à população, cada unidade terá sua capacidade de recebimento de lixo aumentada de 2,4 metros cúbicos para 3,2 metros cúbicos.
“Isso significa que cada contêiner terá sua capacidade de recebimento de lixo aumentada em mais de 30%”, citou o secretário. Lemos acrescenta que as novas unidades são feitas de material mais resistente, antichamas.
Ainda na tarde desta quinta-feira Schirmer confirmou que a transição dos serviços da Revita para as empresas Cone Sul Soluções Ambientais e Sustentare Saneamento ocorrerá a partir do dia 1º de setembro. “Estamos trabalhando para oferecer um serviço mais qualificado aos santa-marienses. Por isso, é importante que a população esteja atenta à divulgação dos horários e procedimentos de coleta dos resíduos. Um serviço mais qualificado também passa pela rotina de horários de recolhimento que será estabelecida nos próximos dias”, comentou o prefeito.
Os novos contratos
A licitação prevê a substituição de todos os 500 contêineres já instalados por 600 novos equipamentos em todas as regiões da cidade.
- Nos contratos celebrados com as novas empresas está prevista também a instalação de contêineres de baixo custo e fácil manuseio, em diversos pontos públicos municipais, como escolas, postos de saúde e demais prédios públicos.
- Da mesma forma a Prefeitura também passa a disponibilizar à população a coleta de bens inservíveis e de animais.
- Diferentemente do contrato em vigor, está previsto que a coleta de lixo seja realizada em zonas de descarte irregular e grandes focos de lixo. O objetivo é eliminar e coibir o surgimento de focos com grande volume de resíduos ou espalhados pela cidade.
Texto: Fabrício Minussi (MTB 11.110)
Fotos: João Alves / Prefeitura