Inicial > Notícias > Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan...

Notícias

29/02/2016 01/03/2016 17h01m

Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan abre matrículas e reforma salas do novo espaço


Foto: João Alves / A escola é municipal, foi feita para tirar aquela coisa de que a arte é elitista

A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET) faz 34 anos em 2016 e teve seu início no antigo Centro de Cultura, agora Theatro Treze de Maio. Posteriormente, passou por outros dois locais da região Centro antes de se estabelecer na Casa de Cultura, onde ficou por 18 anos. Mas, com a interdição da Casa e fechamento para reformas, em dezembro de 2015, a Escola foi realocada pela quinta vez, agora na Vila Belga. 

As obras de uma reforma mínima no novo espaço começaram no dia 24 de fevereiro e têm previsão para término no dia 7 de março, mesmo dia do início das aulas. O novo ambiente provém de um depósito da prefeitura que dividia espaço com a Guarda Municipal. Todo andar era para ser destinado à Escola, mas sem a mudança da Guarda, o espaço ficou restrito a apenas três salas de aula. Com o desafio de comportar os mais de 350 alunos, as aulas vão acontecer nos turnos manhã, tarde e noite.

Os cursos oferecidos durante esses três turnos abarcam diferentes áreas como artes visuais, que inclui pintura, escultura e história da arte, iniciação as artes cênicas e iniciação musical, que inclui coral adulto e infantil, violão e percussão. A idade mínima para participar do Curso de Violão e Percussão é de 10 anos, todas as outras vagas são oferecidas a alunos a partir dos oito anos de idade.  

Fundada por três alunos do Centro de Artes e Letras da UFSM e pelo então diretor do Centro Cultural José Woitechumas, a escola tem o objetivo de acentuar a importância da descentralização do ensino das artes e fomentar a prática artística não só dentro da universidade. “A escola tem como finalidade difundir a arte. É municipal, foi feita para tirar aquela coisa de que a arte é elitista e que precisaria ter faculdade para ser artista”, completa o professor e diretor da EMAET Moisés Hiram Costa Nunes.

As inscrições começaram nesta segunda-feira (29) e estarão abertas até sexta-feira (4), no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. A matrícula só poderá ser feita presencialmente, no novo endereço da Escola, localizada na Rua Manoel Ribas, nº 1900, Vila Belga (ao lado da EMAI e junto à Guarda Municipal).

Em função da reforma do novo espaço, o telefone (55) 3223 5559 voltará a funcionar apenas na quinta-feira (03), juntamente com a reinstalação da rede elétrica. Por enquanto, para obter mais informações, o número disponível é particular (55) 9102 0164, do diretor e professor da escola Hiram Nunes.

 

Acadêmica de Jornalismo Paola Dias
Fotos: João Alves 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial