Notícias
16/06/2015
Praem: Smed proporciona atendimento especializado para alunos de 10 escolas do município

O Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Smed), desde 2010, atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, nas áreas da Saúde (Fonoaudiologia) e Educação (Psicopedagogia e Educação Especial). O objetivo é ser referência no apoio ao desenvolvimento e aprendizagem do aluno da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, buscando a constituição do trabalho em rede colaborativa, a fim de assegurar ao educando o direito ao aprendizado.
A equipe de coordenação do Praem ressalta que o enfoque, atualmente, é descentralizar o programa, ou seja, o Praem ir até as escolas para atender a demanda. E isto já está acontecendo. Até 2014 eram atendidas, em média, 80 crianças por mês. A partir deste ano, houve uma mudança de estratégia, e passaram a ser beneficiadas com o atendimento as escolas. No total, aproximadamente 10 escolas são contempladas. “Hoje além do aluno ser atendido na sede, o trabalho é realizado na escola, explica a coordenadora do programa, Erenita Teresinha Lima.
O Programa de Atendimento Especializado Municipal é desenvolvido em três modalidades de trabalho. O atendimento individual, na sede do programa, na Rua Professor Braga, nº 1366 (Bairro Nossa Senhora de Fátima). Lá, o aluno recebe assistência de profissionais das áreas de psicopedagogia, educação especial, fonoaudiologia, além do acolhimento. A segunda modalidade, é o Grupo de Apoio às Escolas, onde profissionais do Praem vão até as instituições de ensino discutir os casos específicos que estão sendo atendidos.
A terceira ação compreende outro grupo de apoio às escolas que inclui a coordenação da Educação Inclusiva, a coordenação do Praem e a coordenação do Centro de Atendimento Psicosocial O Equilibrista (Caps I). “Este grupo vai semanalmente às escolas atender a demanda mais complexa”, informa Erenita.
Saiba mais sobre o Praem
Encaminhamento para atendimento:
O encaminhamento de alunos deverá ser realizado apenas no período em que houver abertura de vaga numa área específica. Será enviado e-mail para as escolas informando a vaga e a área correspondente e o período para envio dos documentos, pré-estabelecido em uma semana.
As escolas, ao encaminharem o aluno para o Praem, devem preencher a ficha de encaminhamento, sendo que o processo somente será considerado a partir do preenchimento completo de todos os dados do documento, modelo 2015. As fichas deverão ser entregues na caixa de correspondência do Praem, na Smed.
As fichas enviadas para uma seleção de vaga não serão consideradas para uma próxima oportunidade, devendo as escolas encaminharem novamente os alunos para seleção.
Grupo de apoio às escolas:
Havendo a necessidade, a escola será inserida na agenda dos encontros semanais realizados pela coordenadora do Praem, juntamente com a coordenação da Educação Inclusiva da Smed e a coordenação do CAPSI, buscando alternativas coerentes com as necessidades das escolas. Os encontros ocorrerão às segundas-feiras, no turno da tarde.
O Praem também tem articulado intervenções junto às escolas que apresentam demanda de atendimento da rede de apoio, conforme indicação da Secretaria de Educação.
Agendamento na área médica:
Os agendamentos nas áreas da neurologia, neuropediatria e oftalmologista serão realizados pelo Praem juntamente a Secretaria de Município de Saúde. A escola deverá orientar o familiar a levar o aluno para consultar no Posto de Saúde de sua região, e solicitar o encaminhamento médico para o especialista. De posse do encaminhamento a escola deverá enviar o xerox deste documento, juntamente com ofício solicitando o agendamento, no qual deve constar os dados do aluno (nome completo, data de nascimento, nome dos pais, telefone para contato, endereço, número do cartão SUS) para a caixa de correspondência específica do Praem, na Smed.
Endereço: Rua Professor Teixeira, nº1366 - Bairro: Nossa Sra de Fátima
Telefone: (55) 3921-1096
E-mail: praem.sm@gmail.com
Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Vilnei